Prefeito apresenta medidas éticas de controle social na abertura dos trabalhos legislativos

Entre os decretos encaminhados pelo prefeito Luciano Cartaxo está o que institui o regime ‘Ficha Limpa’ para os ocupantes de cargos de comissão ou funções de confiança na Administração Pública Municipal Direta e Indireta

30 de julho de 2013 19:11

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

O prefeito Luciano Cartaxo apresentou, à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), medidas que pretendem assegurar a transparência no âmbito do Poder Municipal. Durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos para o segundo semestre, o prefeito descreveu as medidas éticas de controle social e transparência, que serão analisadas e votadas pelos parlamentares. Entre as propostas estão a instituição da “Ficha Limpa” para o acesso ao serviço público municipal e a facilitação do acesso da população às informações administrativas.

A primeira medida é o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal que pretende alterar o seu artigo 31. A intenção é que o número de assinaturas necessárias para que um projeto de iniciativa popular alcance a municipalidade passe de 1% para apenas 0,5% do eleitorado. “Essa ação favorece a participação popular e estimula a cidadania. Acreditamos que a organização popular em torno de um tema aumenta a legitimidade do Poder Legislativo”, avaliou o prefeito.

Também faz parte das ações um Projeto de Lei que dispõe sobre a Política Municipal de Transparência e Acessibilidade à Informação. O texto determina diretrizes como a prática da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, a divulgação de informações de interesse público independente de sua solicitação, a utilização de meios de comunicação e tecnologia para potencializar a divulgação e o fomento à cultura da transparência na administração pública municipal.

“Vivemos um momento de aumento da transparência e morte do sigilo, sendo intolerável a ausência de informações por parte dos governos e governantes”, declarou Luciano Cartaxo. “Nosso governo se orgulha de ser transparente e de sempre se cercar de toda possível visibilidade, acessibilidade ou ‘translucidez’”, complementou.

Decretos – Entre os decretos encaminhados pelo prefeito Luciano Cartaxo está o que institui o regime “Ficha Limpa” para os ocupantes de cargos de comissão ou funções de confiança na Administração Pública Municipal Direta e Indireta. De acordo com o texto, os cargos não poderão tomar posse nestes cargos, cidadãos condenados por crime eleitoral, que tiveram seus direitos políticos cassados ou que tenha sido condenado por outros tipos de crime.

A declaração de bens do agente público também é foco de um decreto. Com a medida, a posse e o exercício das funções públicas no Poder Executivo Municipal fica condicionada à apresentação de bens do ocupante do cargo e de seus dependentes econômicos. O texto ainda garante à Controladoria Geral do Município, o dever de acompanhar a evolução patrimonial dos servidores em cargo de confiança.

Por decreto, o prefeito também institui a nomeação de um gestor e um fiscal para cada contrato ou convênio firmado pela Prefeitura de João Pessoa, cuja execução esteja sob a responsabilidade dos Órgãos Públicos. O último decreto institui a Comissão Extraordinária de Controle Administrativo, pela qual se criam regras para prorrogação de contratos administrativos. A intenção é otimizar e racionalizar os gastos, bem como aumentar o controle dos instrumentos contratuais.

Auditoria – Para completar o pacote de medidas, o prefeito Luciano Cartaxo edita uma portaria para a realização de auditoria interna na folha de pagamento de pessoal dos órgãos da administração direta e indireta. “Fazendo uso deste instrumento teremos sugestões de medidas corretivas, de prevenção e orientação para garantir uma folha de pagamento correta, e identificada com a nossa política de uma administração moderna e eficiente”, concluiu o prefeito.

Legislativo – Em seu discurso, o prefeito Luciano Cartaxo ainda reforçou seu respeito pelo Poder Legislativo da Capital, assim como seu interesse em trabalhar em parceria com os vereadores pelo bem de João Pessoa. Ele ainda destacou as obras e ações promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa durante os sete meses de seu governo, assim como o pacote de obras que serão implementadas a partir deste mês de agosto, com um total de investimentos que superam R$ 580 milhões.

Por Secom – JP
Via PB Agora

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br