Pinhais é a primeira cidade a utilizar base da norma ISO 18091 para gestão municipal

Proposta foi apresentada no painel “Eficiência da Gestão Municipal” durante o 6º Enos, em Brasília

22 de maio de 2015 15:56

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

Nos próximos dias 25 e 26 de maio a Prefeitura de Pinhais – PR formaliza a adesão a uma normativa, inédita no âmbito da gestão pública, visando melhorar a satisfação da população, tornando o município cada vez mais referência nacional em administração municipal. A iniciativa é baseada na ABNT NBR ISO 18091, um documento internacional sobre Sistemas de Gestão da Qualidade que tem como objetivo facilitar a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 na gestão municipal.

A proposta foi apresentada e confirmada com a presença do prefeito de Pinhais, Luiz Goulart (Luizão) Alves, durante o 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (Enos), organizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB),  em Brasília – DF, entre os dias 26 e 28 de março deste ano.

O painel “Eficiência da Gestão Municipal”, no encontro,  contou com palestra do Vice-presidente da Academia Brasileira da Qualidade e Coordenador do Grupo de Trabalho da norma ISO 9001  para prefeituras, Basílio Dagnino, que explica como a norma será aplicada no município.

“Adaptada para a gestão municipal das práticas adotadas pelas empresas que utilizam a conhecida norma ISO 9001 será possível realizar, de forma participativa, uma autoavaliação do estágio em que se encontra a atual gestão municipal através da utilização de 39 indicadores. Os participantes receberão previamente material para leitura, de forma a se prepararem para discutir com os colegas o status da Prefeitura, bem como propor ações”.

O prefeito Luizão considera uma grande oportunidade ter Pinhais como primeiro município a receber a certificação e fala sobre a importância da norma. “É um projeto que já se fazia muito necessário na administração pública, porque nos sabemos que boa parte dos recursos públicos são desperdiçados em administrações ineficientes. Então, através do enquadramento de uma administração nas normas, nós vamos tornar a administração publica mais eficiente, podendo levar mais e melhores serviços para a população”.

Durante dois dias, servidores representando todas as Secretarias discutirão se no estágio atual a gestão municipal de Pinhais se enquadra em diferentes níveis desenvolvimento e, após a conclusão da oficina de trabalho, são esperadas a identificações de diversas oportunidades que servirão como insumo para a criação de planos de melhoria.

Os trabalhos serão iniciados com breve exposição dos objetivos do Projeto para público a critério da Prefeitura e, ao final da oficina, serão apresentadas as conclusões obtidas para conhecimento da liderança da Administração Municipal.

Foto: Anderson Luís Nicoforenko

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br