Paranaguá terá Observatório Social

Cerimônia de fundação ocorrerá nesta quarta-feira (29)

28 de outubro de 2014 17:49

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Articulado por representantes de entidades e voluntários, Paranaguá terá um Observatório Social para acompanhamento das contas públicas municipais. O evento que marca a criação da iniciativa, dando posse à diretoria executiva e conselho fiscal, bem como a aprovação do Estatuto, será realizado nesta quarta-feira (29), às 18h30, no auditório Antonio Lopes de Sá, na sede da Bonsenhor Contabilidade (Alameda Coronel Elysio Pereira, 759).

O processo para fundação de um Observatório na cidade teve início em agosto e deve seguir os moldes da Rede de OS espalhados pelo país, atualmente são mais de 80 em 15 estados brasileiros. Juntos, segundo estimativa do Observatório Social do Brasil (OSB), a economia chega a R$300 milhões nos últimos dois anos. Os Observatórios atuam no monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto ou serviço.

De acordo com a diretora executiva do OSB, Roni Enara, além do papel de contribuir com a melhoria da gestão pública, os Observatórios realizam atividades de educação para a cidadania e buscam estimular o desenvolvimento local, mobilizando e orientando empresas da cidade a serem fornecedoras nas compras públicas. “Isso faz com que boa parte dos recursos municipais circule no comércio local”, afirma.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br