Pacto Global da ONU lança guia de prevenção à corrupção no patrocínio esportivo em português

Documento traz orientações básicas para empresas interessadas em apoiar grandes eventos esportivos

17 de junho de 2014 15:39

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No dia da abertura da Copa do Mundo da Fifa, o Instituto Ethos e a Rede Brasileira do Pacto Global lançam uma publicação para auxiliar as empresas ao investirem em campeonatos esportivos. A versão em português de Combatendo a corrupção no patrocínio esportivo e nas ações de hospitalidade – Um guia prático estará disponível para download nos sites das organizações (www.ethos.org.br e www.pactoglobal.org.br) a partir do dia 12. O objetivo do documento é contribuir com a prevenção da corrupção nesse tipo de ação de marketing.

A publicação, de 52 páginas, aponta os riscos mais recorrentes e propõe uma metodologia para melhorar a transparência e a ética nos contratos e na prestação de contas de patrocínios ao esporte. O guia também aborda outra modalidade bastante comum de apoio, conhecida como “ações de hospitalidade”: troca de favores e presentes entre patrocinadores e entidades desportivas. A temática ganhou relevância no Brasil devido à intensa agenda de realização de grandes eventos ligados a diversas modalidades esportivas. Além do Mundial de Futebol, o país será sede das Olimpíadas de 2016.

A principal recomendação do guia é tratar entidades desportivas com o mesmo rigor que deveria ser dispensado aos fornecedores de serviço comuns das empresas. Isso significa adotar e implementar medidas progressivas de compliance e due diligence, tais como avaliações de riscos, auditoria e programas anticorrupção para aprovação do patrocínio.

Para enfrentar os riscos relacionados à corrupção, são propostas seis etapas: 1) comprometimento com os princípios de conduta empresarial do Pacto Global da ONU; 2) avaliação de riscos, oportunidades e impactos; 3) definição de metas; 4) implementação de estratégias; 5) mensuração de impactos; 6) comunicação do progresso às partes interessadas. A criação de canais de denúncias e a divulgação em site dos contratos de patrocínios são algumas ações propostas.

O guia também traz um estudo de caso sobre a experiência do Instituto Ethos com o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, que integra ações para a prevenção da corrupção junto aos governos, empresas e sociedade aproveitando a grande atenção que recebe a Copa do Mundo nos países sede.

Sobre o Guia

Combatendo a corrupção no patrocínio esportivo e nas ações de hospitalidade foi lançado oficialmente em março deste ano em inglês. O documento reflete discussões e consultas públicas com empresas, sociedade civil e especialistas, lideradas pelo Pacto Global da ONU. No Brasil, foram organizadas duas rodadas de debates sobre o conteúdo da publicação pelo Comitê de Empresas e Investidores do projeto Jogos Limpos, o Grupo de Trabalho de Empresas pela Integridade e contra à Corrupção do Instituto Ethos e a Força Tarefa da Rede Brasileira do Pacto Global para o 10º princípio.

A tradução e o lançamento da versão em português são uma iniciativa do Grupo Temático Anticorrupção da Rede Brasileira do Pacto Global. Segundo Aline Figueiredo, responsável de Relações Institucionais do Instituto Ethos e coordenadora do GT, o próximo passo será cobrar de grandes empresas patrocinadoras um compromisso público com as diretrizes apontadas pelo guia. “Também queremos facilitar o acesso dessas informações às pequenas e médias empresas, uma vez que as orientações gerais sobre compliance servem para outros contextos de patrocínios”, destaca Aline.

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