OSB-SC e CGE reforçam parceria nas ações de controle dos gastos públicos e promoção da cidadania

Crédito das fotos: Cleia Schmitz/ CGE-SC

Muitos objetivos comuns e a definição de que as instituições agirão em parceria em favor da transparência e do monitoramento dos gastos públicos – foi o saldo da visita da diretoria do Observatório Social do Brasil – Santa Catarina, à Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, na tarde de ontem (terça-feira, 16). Na audiência, Alexsandro Schu, presidente do OSB-SC, também solicitou ao Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, que fossem facilitados os meios de acesso às informações sobre contratos e processos licitatórios.

“Precisamos da sociedade civil como aliada no controle das políticas e gastos públicos e participação do OSB-SC é bem-vinda e promissora”, considerou Socas. O OSB-SC e a CGE-SC já mantêm ações em parceria, caso dos treinamentos oferecidos pela organização internacional Parceria para o Governo Aberto (OGP). “Vamos trocar informações e replicar as boas práticas. O OSB-SC tem uma base de 31 Observatórios municipais e 600 voluntários que podem contribuir atuando como fiscais e difusores da educação fiscal”, disse Alexsandro Schu.

 

EDUCAÇÃO E CIDADANIA:

O papel pedagógico do OSB-SC foi destacado no encontro, e o controlador Cristiano Socas propôs a participação do OSB-SC no projeto Estudantes de Atitude, previsto para iniciar no decorrer de 2021, para promover a cidadania entre alunos de escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Acompanhado dos vice-presidentes João Alfredo Campos Junior, Leonardo Costa e Carlos Stegemann, Schu também foi recebido por Marisa Zikan da Silva, Controladora -Adjunta; Luciana Bernieri Pereira, Ouvidora-Geral do Estado; Rodrigo Stigger Dutra, Auditor-Geral do Estado; Carolina Kichller da Silva, gerente de Promoção do Controle Social e Guilherme Kraus dos Santos, Assessor de Gabinete.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br