OSB tem apresentação em capacitação do GT Anticorrupção do Pacto Global da ONU

O workshop Avaliação de Riscos de Corrupção contou com a fala da diretora executiva do OSB, Roni Enara, no painel final

23 de setembro de 2019 18:32

No último dia 16 de setembro (segunda-feira), foi realizado no auditório do Campus da Indústria do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba – PR, o Workshop de Avaliação de Riscos de Corrupção para o GT Anticorrupção do Pacto Global da ONU, Rede Brasil.

O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais da área para aplicação do Guia de Avaliação de Risco de Corrupção.

Evento foi promovido pela Rede Brasil do Pacto Global e a Deloitte Brasil – Auditoria e Consultoria Empresarial, com o apoio do Sistema Fiep e do Centro Internacional de Formação de de Autoridades e Líderes para América Latina (Cifal) Curitiba, e contou com a participação da diretora executiva do Observatório Social do Brasil (OSB), Roni Enara, no painel Experiências práticas e inovadoras na implantação de programas de compliance e no combate à corrupção no Brasil.

A programação, que se estendeu durante todo o dia, teve em sua abertura a fala do Superintendente do Sesi PR e IEL PR e Diretor Regional do Senai, José Antonio Fares; de Ana Luiza Aranha, ponto focal do GT Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global; e de Christian Silva, Sócio da Deloitte para Região Sul.

Para introduzir o tema, José William Gomes da Silva, da Controladoria Geral da União do Paraná, foi convidado para apresentar a evolução do combate à corrupção no Brasil e os programas de compliance das empresas.

Na sequência, Camila Araújo, Sócia de Riscos Regulatórios da Deloitte, conduziu as atividades do treinamento, em conjunto com Christian Silva, trazendo aspectos teóricos e práticos dos programas de compliance e das metodologias de avaliação de riscos.

Para finalizar as atividades do treinamento, Rodrigo Zani Soares, Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, mediou o painel com fala da diretora executiva do OSB, o qual também contou com a participação de Priscila Jacober Pasqualin, do Grupo Boticário; Maria Fernanda Virmond Peixoto e Selma Azevedo, do Grupo Positivo; e Rafael Castro, professor das Faculdades da Indústria.

Rede Paranaense de Compliance

Durante a programação do workshop, o Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep e o Diretor de Compliance do Grupo Marista, Renato Lara, apresentaram a Rede Paranaense de Compliance.

A Rede é uma iniciativa lançada em 2018 pelo Sistema Fiep, em parceria com o CIFAL Curitiba, que tem como objetivo reunir empresas para debater sobre compliance e disseminar a cultura de integridade nas instituições.

Com informações do Sistema Fiep

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br