Evento aconteceu na última segunda-feira, dia 10 de dezembro, na sede da Fecomércio-SC, em Florianópolis.
O Observatório Social do Brasil – Santa Catarina teve mais um momento histórico em seu processo de criação. Na última segunda-feira à noite, dia 10 de dezembro, na sede da Fecomércio-SC, em Florianópolis, foi realizada a Assembleia de constituição e a cerimônia de posse da Diretoria e dos Conselheiros do OSB-SC – incluindo os Conselhos de Administração e Fiscal; o Conselho Superior, integrado por representantes indicados pelos OS’s municipais de Santa Catarina, e um Conselho Consultivo,integrado por representantes das entidades apoiadoras.
A mesa de cerimônias foi composta pelo Presidente Voluntário do Sistema Observatório Social do Brasil, Sr. Ney da Nóbrega Ribas; pelo Presidente do OSB – SC, Sr. Leomir Antonio Minozzo; pelo Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC),Sr. Marcelo Alexandre Seemann; pelo Presidente do Conselho Superior da FACISC e Presidente do Conselho de Administração do SEBRAE/SC, Alaor Francisco Tissot; pelo Secretário da Rede de Controle de Gestão Pública de SC, Sr. Rodrigo de Bona; e pela Vice-Governadora eleita, Sra. Daniela Reinehr. Também estiveram presentes no evento o Presidente da Fetrancesc, Sr. Ari Rabaiolli, e o Deputado Estadual do PSL, Sr. Osni Mocellin, representando o Governador de Santa Catarina, Sr. Carlos Moisés da Silva.
Em seu discurso, a vice-governadora deu as boas-vindas ao Observatório e abriu as portas para os trabalhos junto ao novo governo do estado. Também disse se sentir muito honrada com o convite, porque oOSB – SC é uma expectativa que tinham desde a campanha. “Sempre comentávamos que nós pretendíamos abrir o estado de Santa Catarina para que a sociedade organizada nos auxiliasse. E o Observatório Social tem exatamente esse condão,ser um olho dentro do Governo e dentro da gestão. E nós condoamos com os mesmos princípios do Observatório”, declarou.
O OSB-SC é o primeiro Observatório estadual do Brasil e foi criado para observar o bom uso do dinheiro públicos no Governo estadual e Assembleia legislativa. Desde seu lançamento, que ocorreu em outubro de 2018, em um evento na sede da OAB/SC, o Escritório do OSB – SC já está ativo. Estava acompanhando o processo de transição do Governo Estadual e preparando relatórios sobre a situação dos órgãos executivo e legislativo. O resultado do trabalho feito até agora foi apresentado durante a cerimônia.
O senhor Alaor Francisco Tissot disse esperar que, com a implantação do Observatório Social estadual, mais observatórios municipais sejam implantados. “Agora, com esse pessoal todo que foi empossado,é possível prestar uma melhor atenção com o público, para que entendam mais oque faz um observatório social. Encontrar pessoas que podem ajudar na criação de novos OS’s, cobrindo assim todo o estado e diminuindo os desvios e desperdícios de dinheiro público que ainda existem”, opinou
A diretoria, que tomou posse na cerimônia, é formada pelo presidente Leomir Antonio Minozzo (OSB-Blumenau), e pelos Vice-presidentes Carlos Wolowski Mussi (OSB-Florianópolis), Assuntos Administrativo-financeiros;Armelindo Carraro (OSB-Chapecó), Assuntos Institucionais e de Alianças; Glauber Recco (OSB-Morro da Fumaça), assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação; Vanessa Mafra Pio (OSB-Rio do Sul), Assuntos de Comunicação; Fabiano Ventura dos Santos (OSB-Lages), Assuntos de Tecnologia da Informação; e Evandro Carlos Gevaerd (OSB-Brusque), Assuntos de Controle e Defesa Social.
O Presidente Leomir Antonio Minozzo em seu discurso de posse, falou sobre os objetivos do OSB-SC, destacando um projeto de expansão para a criação de Observatórios em todos os municípios catarinenses com mais de 50 mil habitantes, cobrindo uma população de 62% da população doestado.
“É um sonho realizado, estamos trabalhando nesse projeto a muito tempo. É um trabalho que será realizado por muitas mãos,pois precisamos de responsabilidade, desafio e atitude para fazer a diferença no controle social, na economia do recurso público, nos mecanismos de transparência e no apoio ao bom gestor público”, afirmou Minozzo.
Formam os conselhos:
Conselho Fiscal
Conselho Superior
Conselho Consultivo
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2610, lojas 1 e 2, box 132 - Rebouças, Curitiba-PR
CEP: 80220-001
Telefone: @osdobrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br