OSB-SC realiza cerimônia de posse da Diretoria e Conselheiros

Evento acontece dia 10 de dezembro na sede da Fecomércio-SC, em Florianópolis.

28 de novembro de 2018 14:51

Com a incumbência de articular o Sistema OSB no estado e atuar diretamente no controle social da aplicação dos recursos públicos pelos agentes dos poderes executivo, legislativo e judiciário catarinenses, o Escritório do OSB em Santa Catarina foi lançado em outubro de 2018 em um evento na sede da OAB/SC, em Florianópolis. Com isso, Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a receber um Observatório Social Estadual.

Dando seguimento a esse momento histórico, no próximo dia 10 de dezembro, às 19h, na sede da Fecomércio-SC, em Florianópolis, será realizada a cerimônia de posse da Diretoria e dos Conselheiros do OSB-SC – incluindo os Conselhos de Administração e Fiscal; o Conselho Superior, que será integrado por representantes indicados pelos OSs municipais de Santa Catarina, e um Conselho Consultivo, que será integrado por representantes das entidades apoiadoras.

Para o Presidente Leomir Antonio Minozzo, a implantação do primeiro Observatório Estadual em Santa Catarina é motivo de muito orgulho e o sonho realizado de toda uma equipe. “Espero que o nosso trabalho contribua com a gestão pública do Governo de Santa Catarina. É um momento histórico e sem dúvida temos uma grande jornada pela frente”, declara.

Segundo Minozzo, seu grande objetivo é conscientizar o cidadão a fazer o acompanhamento do recurso público e da transparência. “É necessário que tenhamos a cultura de cuidar do nosso estado, buscando sempre a economia. Precisamos parar de reclamar e começar a participar efetivamente, dentro da disponibilidade e conhecimento de cada um”, completa.

Desde seu lançamento, o Escritório do OSB – SC já esta ativo. Está acompanhando o processo de transição do Governo Estadual e preparando relatórios sobre a situação dos órgãos executivo e legislativo.

Segundo o vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social, Evandro Carlos Gevaerd, a expectativa é grande, porque é um sonho que está sendo concretizado. “O Observatório com certeza vai contribuir muito para a melhoria da gestão pública. Todos os esforços vão retornar em benefícios para o cidadão catarinense. Eu estarei bastante empenhado para que as coisas funcionem e os resultados sejam os esperados pela sociedade”, afirma.

A Unidade Administrativa do OSB em Santa Catarina foi implantada em novembro de 2016 e é integrada por representantes dos Observatórios Sociais de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Brusque, Itajaí, Imbituba, Rio do Sul, Lages, Morro da Fumaça e Chapecó, que irão representar os atuais 27 Observatórios Sociais instalados em municípios catarinenses.

Para o Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças, Armelindo Carraro, o Observatório Estadual de Santa Catarina requer um grande empenho para que possa ser um grande guarda-chuva para os observatórios sociais espalhados pelo estado. “O que se espera do OSB – SC é que se dê um passo importante no monitoramento das contas públicas do estado”, explica.

Ele diz estar muito feliz em ver que as ações do Escritório do OSB em Santa Catarina estão trazendo resultados extremamente positivos para a sociedade. “Ficarei ainda mais feliz no dia que em que não precisar mais existir Observatório Social, no dia em que a gestão pública adquirir por si só níveis de transparência, honestidade e de critérios que a sociedade aprova. Estamos todos unidos neste trabalho, para que um dia possamos erguer a bandeira da vitória”, disse.

Nos últimos cinco anos, o Sistema OSB cresceu 110%, estando presente em mais de 130 cidades de 16 Estados brasileiros, sendo 20% deles em Santa Catarina. Isso contribuiu para uma economia superior a R$ 3 bilhões aos cofres municipais, ampliou a média de empresas licitantes de 03 para 09 nas prefeituras onde se faz presente e congregou mais de 3.000 voluntários.

 

O Conselho de Administração será formado por:

  • Presidente: Leomir Antonio Minozzo (Blumenau);
  • Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros: Carlos Wolowski Mussi (Florianópolis);
  • Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças: Armelindo Carraro (Chapecó);
  • Vice-presidente para Assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação: Glauber Recco (Morro da Fumaça);
  • Vice-presidente para Assuntos de Comunicação: Vanessa Mafra Pio (Rio do Sul);
  • Vice-presidente para Assuntos de Tecnologia da Informação: Fabiano Ventura dos Santos (Lages);
  • Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social: Evandro Carlos Gevaerd (Brusque).

O Conselho Fiscal será composto por:

  • Ronaldo Medeiros Ferreira (Imbituba);
  • Jean Sandro Pedroso (Rio do Sul);
  • Daniela Zimmermann Schmitt (Florianópolis).

Serviço:
Cerimônia de posse da Diretoria e Conselheiros do OSB-SC.
Data e hora: 10 de dezembro de 2018 (segunda-feira), às 19h.
Local: Sede da Fecomércio-SC, em Florianópolis
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 785, Centro

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br