OSB – São Paulo participa do lançamento do Dia das Boas Ações

O DBA é o maior evento de voluntariado do mundo, mobilizando mais de 3 milhões de pessoas em mais de 70 países

08 de fevereiro de 2019 13:51

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Na última terça-feira (05/02), o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) participou do lançamento do Dia das Boas Ações (DBA), maior evento de voluntariado do mundo. Em 2019, o DBA está em sua quarta edição no Brasil e, aqui, é realizado pela ONG Atados e produzido pela Muda Cultural. O encontro foi a primeira reunião de apresentação e preparo para o DBA e ocorreu na sede da Atados em Pinheiros, Zona Oeste da capital, com a presença de 20 ONGs.

Em São Paulo, o Dia das Boas Ações acontecerá no dia 6 de abril, centralizado no Parque do Ibirapuera, e contará com três palcos, apresentações artísticas e a Feira de ONGs, com 30 tendas em que as organizações divulgarão seu trabalho. A reunião desta terça-feira também preparou os participantes do DBA para a sequência do evento, que ocorrerá entre os dias 8 e 14 de abril e terá o nome de Semana Social, quando ocorrerão diversas ações e oficinas em bairros espalhados pela capital.

O lançamento da mobilização em São Paulo foi apresentado pela coordenadora do Dia das Boas Ações no Brasil, Nina Faria, que detalhou as iniciativas do dia 6 de abril e da Semana Social. “Este encontro foi muito importante para marcarmos o início do DBA e apresentarmos todas as formas de participação das iniciativas sociais. Estão por vir novos encontros de desenvolvimento para que, juntos, possamos fortalecemos ainda mais o 3º setor”, afirmou. Segundo Nina, em 2019, o DBA deve ter a participação de 40 ONGs em São Paulo e pelo menos mais 40 no Rio de Janeiro, “fora ações orgânicas que sempre acabam acontecendo pela data em outras regiões.”

A representante do Observatório Social do Brasil – São Paulo, Bárbara Alcalde, ficou muito animada com o encontro na Atados. “Serviu para nos aproximarmos da organização, além de nos prepararmos não só para um, mas para dois grandes eventos de incentivo ao trabalho voluntariado na cidade de São Paulo, que são o Dia das Boas Ações propriamente dito e a Semana Social. Nos dois poderemos divulgar a importância do controle social”, destacou Bárbara.

O Dia das Boas Ações 

O DBA começou em 2007, lançado pela ONG israelense Ruach Tova. A ideia foi da empresária e filantropa Shari Arison e, já no primeiro ano, teve 7 mil participantes. O objetivo era estimular pequenas ações e doações e, hoje, mobiliza mais de 3 milhões de pessoas em mais de 70 países pelo mundo.

*Por: Redação OSB-SP, com informações da Atados
Via OSB-SP

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br