OSB participa de Seminário sobre combate à corrupção na Paraíba

A diretora executiva do OSB, Roni Enara, palestrou sob o tema “Qualidade da Aplicação dos Recursos Públicos”

21 de maio de 2015 18:16

Estre os dias 20 e 22 de maio o auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas da Paraíba, em João Pessoa , está recebendo mais de 500 pessoas para  o Seminário Nacional sobre Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção. O evento reúne autoridades e especialistas e marca os 10 anos do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco – PB), que organiza o evento.

Segundo o coordenador do Focco-Pb, André Carlo Torres, que também é professor e conselheiro do TCE, o fórum tem objetivo de mobilizar a sociedade e estimular o ideário e os organismos que podem contribuir no combate à corrupção. Ele alertou que os órgãos públicos de controle não podem atuar com a eficiência necessária se não houver a participação da sociedade civil cobrando dos gestores a transparência e o respeito aos recursos públicos.

O Observatório Social do Brasil participa do seminário representado por seu vice-presidente para assuntos de controle e defesa social que também preside a seção Campos Gerais do OSB, Ney Ribas, que participou da mesa de abertura do evento; e a diretora executiva do OSB, Roni Enara, palestrante do segundo dia (21) de atividades com o tema “Qualidade da Aplicação dos Recursos Públicos.”

focco2webO vice presidente do OSB, Ney Ribas participou da mesa de abertura do evento, o qual reúne autoridades, especialistas e um público de mais de 500 pessoas.

Além da intervenção do OSB estão na programação do evento a palestra do procurador da República, Fábio George Cruz da Nóbrega, conselheiro nacional do Ministério Público, sobre “Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção”, e do conselheiro André Carlos Torres Pontes, vice-presidente do TCE e presidente do Focco-PB,  sobre “Avaliação da Transparência Pública nas Prefeituras da Paraíba”.

A representante da Controladoria Geral da União, Patrícia Souto Audi, que é Secretária Nacional de Transparência e Prevenção da Corrupção, também fala sobre “Lei Anticorrupção”.

O evento ainda propõe a interação entre os participantes com oficinas, workshop e mini cursos do evento.

Três outras palestras acontecem nesta sexta-feira (22): “Democracia e Corrupção”, com Eduardo Ramalho Rabenhorst, vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba; “ O TCU e a Rede de Controle”, com Rainério Rodrigues Leite, secretário-geral do Tribunal de Contas da União, na Paraíba; e “Desafios dos Fóruns de Combate à Corrupção em três estados do Nordeste”, com Antonio Carlos Ribeiro, doutorando e professor da Unifal-MG.

Com informações Focco – PB

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br