OSB participa da 2ª Semana de Educação Fiscal em Goiânia

Evento foi organizado pelo OS Goiânia e abordou temas como a finalidade social do tributo e da carga tributária

13 de novembro de 2013 17:25

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Aconteceu na última semana, do dia 6 a 9, em Goiânia – GO, a 2ª Semana de Educação Fiscal, evento organizado pelo OS Goiânia e Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), com o objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do acompanhamento da gestão pública. O encontro, que terminou neste sábado (09) na sede do OS Goiânia, no CRC-GO, contou com a participação do Observatório Social do Brasil (OSB), representado por seu vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social, Ney da Nóbrega Ribas, que palestrou sobre os métodos e importância do controle e fiscalização para a cidadania e explicou o que é um Observatório Social.

De acordo com a contadora e voluntária do OS Goiânia, Mariana Magalhães, houve uma grande interesse e sensibilização do público na palestra. “Notar a concretização do trabalho, notar que é possível cumprir nosso dever como cidadão e como isso reflete na sociedade, emocionou e motivou vários dos ouvintes a permanecer e nos procurar com interesse de participar”.

A 2ª Semana de Educação Fiscal teve apoio de instituições como a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz), Senac, Receita Federal, Tribunal de Contas dos Municípios, OAB, Universidades e Faculdades. Os temas abordados foram a Luta Social e o Combate à Corrupção, a Finalidade Social do Tributo e a carga Tributária e Transparência e Controle Social, Função Social dos Tributos, Educação Fiscal no contexto Social. O público presente foi em média de 250 pessoas, contando com a presença de alunos do ensino médio, universitários, professores e coordenadores de cursos.

Mariana também afirmou que encontro teve resultados positivos no sentido de agregar futuros novos voluntários.  “Conseguimos notar o interesse da sociedade na aplicação dos recursos públicos, sendo assim vários participantes se manifestaram sobre o interesse de participar no OS”, afirmou.

Atualmente o OS Goiânia está em processo de aprovação à filiação ao OSB. Seus trabalhos atuais são os cursos de Educação Fiscal em conjunto com a Sefaz. “Esperamos que, após a visita do Dr. Ney, consigamos nos filiar rapidamente para dar início aos outros trabalhos característicos de um OS”, completou Mariana.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br