OSB participa atividades da CGU pelo Dia Internacional Contra a Corrupção

Evento, em Brasília, apresentou balanço de ações e premiou os vencedores do 9º Concurso de Desenho e Redação da controladoria

08 de dezembro de 2017 15:58

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) realizou nessa quinta-feira (07) uma série de eventos e atividades em comemoração ao dia 09 de dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção.

Em Brasília (DF), a solenidade contou com a participação de autoridades e servidores de órgãos de controle e de defesa do Estado. O evento, realizado no auditório do Banco Central, contou com a presenta do presidente, Ney Ribas, e da diretora executiva, Roni Enara, do Observatório Social do Brasil e também reuniu outros representantes de organismos internacionais e da sociedade civil.

Durante a cerimônia, a CGU apresentou um balanço de ações e principais resultados alcançados durante o ano para prevenir e combater a corrupção. Outro destaque foi a premiação de alunos e escolas vencedores do 9º Concurso de Desenho e Redação, iniciativa que busca despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania. A programação ainda reservou nova ação da Campanha #TodosJuntosContraCorrupção, produzida em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.

Estados

As Unidades Regionais da CGU também estão promovendo ações nos Estados para celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção. As atividades ocorrem durante toda a semana e envolvem seminários, palestras para estudantes e jornalistas sobre a Lei Anticorrupção e a Lei de Acesso à Informação, exposições, atrações culturais, corrida, entre outras iniciativas. Conheça a programação nos Estados.

Dia 9 de dezembro

O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado em 9 de dezembro, pois remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade de Mérida, no México.

Em 2016, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram a campanha “Unidos contra a corrupção pelo desenvolvimento, a az e a segurança”. O objetivo é mostrar como este crime afeta a educação, saúde, justiça, prosperidade e democracia em todas as sociedades. De acordo com a organização, anualmente US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2,6 trilhões são roubados dos cofres públicos – uma soma equivalente a mais de 5% do PIB global.

Com informações da CGU

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br