OSB – Pará de Minas se apresenta no GT da ONU Brasil

O encontro aconteceu no dia 10 de dezembro. O convite do GT da ONU veio com a conquista do 1º lugar no Concurso Boas Práticas Sistema OSB.

14 de dezembro de 2018 13:30

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

O Observatório Social do Brasil – Pará de Minas foi convidado especial do Grupo Temático Anticorrupção da ONU no Brasil, com sede em São Paulo. O encontro aconteceu na última segunda-feira (dia 10 de dezembro), proporcionando à entidade uma boa explanação sobre o papel do Sistema OSB, que está em plena expansão no país.

O convite do GT da ONU veio com a conquista do 1º lugar no Concurso Boas Práticas Sistema OSB, realizado em agosto deste ano. O OSB Pará de Minas, com ajuda da população, se mobilizou na popularização do vídeo “Água mais barata” (disponível no youtube).

No encontro realizado na capital paulista, o diretor institucional do observatório, Carlos Henrique de Souza, discorreu detalhadamente sobre a importância dos observatórios sociais, já que eles atuam firmemente nos municípios e como tal, têm papel fundamental no acompanhamento dos órgãos públicos.

Durante 40 minutos o representante de Pará de Minas informou à plateia o código de conduta e as normas, assim como os desafios e as conquistas do Sistema OSB, que já chegou a 16 estados brasileiros.

Carlos Henrique também evidenciou a brilhante atuação dos mineiros nas ações cidadãs, afirmando que elas ficarão mais sólidas e amplas por meio da recém-criada Unidade Administrativa do OSB em Minas Gerais – projeto que está sendo impulsionado pelo presidente voluntário do OSB, Ney Ribas, em parceria com Emílio Parolini, presidente da Federação das Associações Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).

Ao lembrar que o papel do OSB é a busca de espaço para o exercício da cidadania, o diretor ainda pontuou questões importantes, tais como o apoio do Ministério Público às ações da entidade, o reconhecimento político de que o Sistema não foi criado para punir e sim colaborar com a boa gestão pública e, principalmente, os cases de sucesso que dão fôlego à entidade.

O bom resultado da apresentação apareceu nos aplausos entusiasmados da plateia formada por executivos compliance*. Houve consenso em torno da necessidade de qualificação maior dos servidores públicos no interior do País, para se evitar anomalias que venham a comprometer os cofres públicos.

O assunto foi levado tão à sério que o GT da ONU prometeu incluir nas metas de 2019 projetos voltados para a interiorização das ações cidadãs de combate à corrupção. Reynaldo Goto, um dos integrantes do GT e autor do convite para o OSB – Pará de Minas, fez importante declaração à respeito. “Convidamos o OSB como prêmio mas, ao final, premiados fomos nós em conhecer a relevância do Sistema OSB. A ele, todo nosso apoio”, concluiu.

*ENTENDENDO O PAPEL DO COMPLIANCE – o termo significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como a de seus colaboradores.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br