OSB – Pará de Minas defende pauta antecipada das reuniões da Câmara Municipal

A justificativa do OSB é que esta iniciativa poderá estimular maior presença pública na plateia.

15 de abril de 2019 17:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Já foi encaminhado à Câmara Municipal de Pará de Minas o ofício em que o Observatório Social solicita da Mesa Diretora a publicação da pauta de reuniões semanais, que são realizadas nas noites de segunda-feira, com antecedência mínima de um dia.

A justificativa do OSB é que esta iniciativa poderá estimular maior presença pública na plateia, uma vez que por dentro dos temas a serem debatidos o interesse dos cidadãos poderá ser maior.

O OSB – Pará de Minas apurou que o Regimento Interno da Câmara é omisso em relação à publicação de pautas das reuniões, no entanto essa medida virá colaborar muito com a transparência pública.

O próprio Artigo 5º, inciso XXXIII da Constituição Federal, assim como a Lei 12.527 de acesso à informação, assegura que a genuinidade da democracia se dá quando a população tem pleno acesso à informação.

E como a Câmara Municipal tem investido cada vez mais em publicidade, a antecipação da pauta só virá reforçar o desejo do Legislativo em se aproximar mais dos cidadãos.

A expectativa do OSB é que sejam tomadas providências o quanto antes, de modo a se promover as boas práticas da administração pública. O ofício foi encaminhado aos representantes da Mesa Diretora, no caso, Dilhermando Rodrigues Filho, Daniel Melo de Oliveira e Márcio Eustáquio Rodrigues.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br