OSB em Araguaína preparou voluntários para as primeiras ações

O conhecimento e a participação do cidadão são as principais ferramentas para formar o corpo de voluntários, fundamentais para as ações do OSB na cidade

07 de abril de 2017 14:56

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

A diretoria do Observatório Social do Brasil em Araguaína – TO promoveu o primeiro treinamento de voluntários, no último dia 30 (quinta-feira), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA).

Ministrada pelo vice-presidente da OSB – Araguaína, Jean Carlo Moutinho, a capacitação atraiu cidadãos com interesse em exercer o papel de controle social sobre o poder público.

“É de extrema importância esse engajamento voluntário, porque, na verdade, quem faz o OSB funcionar são as pessoas. Quanto mais voluntários, mais coisas podemos fazer e melhor”, destacou o vice-presidente.

Os participantes iniciaram as capacitações que visam prepará-los para fazer o trabalho de campo, como acompanhar as licitações, visitar a câmara municipal e fazer o controle dos presentes, ir até os postinhos de saúde e verificar a lista dos médicos dos plantões, além de verificar se eles estão cumprindo a carga horária obrigatória.

O presidente da OSB Araguaína, Ronaldo Dias, destacou do engajamento dos cidadãos para uma gestão mais responsável dos recursos públicos. “É fundamental a participação popular. No Brasil inteiro, somos mais de três mil voluntários trabalhando no Observatório Social. Em três anos, foram economizados cerca de 1,5 bilhão de reais dos cofres públicos municipais, então é um trabalho que tem um resultado fantástico”.

Adesão responsável

Voluntária e com orgulho, a professora aposentada Rita Menezes da Rocha destacou que, enquanto não criarmos uma consciência cidadã e trabalharmos pelo bem-estar social próprio, nada vai mudar. “Nosso povo merece melhor moradia, mais dignidade de vida, mais acompanhamento, mais assistência e não tem. Por isso estou aqui para tentar mudar isso”, comentou Rita.

O professor universitário Vagner Cavalcanti acompanhou toda a capacitação e achou válida a proposta do OSB. “É uma atividade que deveria ser desenvolvida em todas as cidades do país. Ninguém melhor do que o contribuinte para fazer a verificação de como o dinheiro público está sendo aplicado”.

Outros treinamentos serão promovidos pelo Observatório de Araguaína e os interessados podem entrar em contato no (63) 9 9237-7547 ou 9 9982-0008.

Por Ricardo Sottero
Via OS Araguaína

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br