OSB é representado na Conferência Anticorrupção

Em sua 15ª edição, a Conferência realizada a cada dois anos tem como tema, “Mobilização de Pessoas: Conectar agentes de mudança. Será que estamos prontos?”

08 de novembro de 2012 16:16

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Observatórios da Rede OSB marcam presença na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), realizada entre 07 e 10 de novembro, em Brasília. O evento, promovido pela organização não governamental Transparência Internacional (TI), e organizado pela Amarribo Brasil e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o apoio do Instituto Ethos, é considerado o mais importante no debate e à troca de experiências referentes a anticorrupção.

O tema deste encontro no Brasil, “Mobilização de Pessoas: Conectar agentes de mudança. Será que estamos prontos?”, atrai representantes de governos, sociedade civil, acadêmicos, jornalistas e o setor privado para traçar estratégias para o desenvolvimento de medidas de prevenção e combate à corrupção.

A rede Observatório Social do Brasil (OSB) está representada pelo seu vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças e presidente do Observatório Social (OS) de Belém – PA, Ivan Silveira da Costa. Também marcaram presença Evandro Gevaerd, diretor executivo do OS de Brusque – SC, Renata Regina Saito, presidente do OS de Ilhabela – SP, o Vice-presidente para Assuntos Adminstrativo-financeiros do OS de Santo Antonio de Jesus – BA, André Gustavo de Araújo Barbosa e Maria Vaz de Lima Ramalho, representando o OS de Mandaguari – PR e a Associação de Amigos de Mandaguari (Adama).

De acordo com Gevaerd, as palestras do primeiro dia evidenciaram os malefícios da corrupção, seja ela política, econômica ou social, que se beneficiam do mau uso do processo democrático. As reflexões indicam que onde existe a concentração de poder, inclusive de idéias, torna-se um ambiente favorável a atos corruptos e nocivo ao estado democrático.

Existem diversas ferramentas para combater a corrupção, o que falta é motivação e coragem do poder público para estimular ações contra corruptos. Essa “corrupção legal” explora a ignorância e passividade do povo. É importante ressaltar que uma sociedade com educação forte está menos vulnerável, bem como quando há liberdade de imprensa.

Gevaerd avalia também que o avanço dos direitos das mulheres é uma referência na evolução da humanidade, quebrando paradigmas, assim como é a corrupção atualmente. Para ele, a sociedade deve preparar a nova geração de políticos com base em princípios e valores, com ampla participação da população. A nova ordem deve ser respeito e cooperação, sob pena de que as consequências negativas recaiam sobre todos.

O poder do cidadão

Em um dos painéis, um exemplo inspirador de atitude foi trazido ao debate. Na Índia, um garoto foi até uma repartição pública para tirar sua habilitação de motorista. Os funcionários atenderiam seu pedido mediante uma “gorjeta”. O jovem não aceitou a proposta e gravou tudo em seu celular. Chegou em casa, socializou o fato e a gravação com seu grupo de amigos na internet. A indignação foi tanta que em um dia houve mais de 500 compartilhamentos. Logo os funcionários foram punidos e houve uma mudança no processo de retirada da carteira de motorista no País.

O exemplo mostrado na Conferência evidencia que a corrupção envolve de milhões de pequenos problemas, que devem ser corrigidos de baixo para cima. O celular e as redes sociais estão integrando e informando as pessoas, e as mudanças virão, basta inspirá-las, para que acreditem na sua capacidade de transformar as coisas.

A Conferência

A IACC é realizada a cada dois anos e sua última edição, em Bancoc, na Tailândia, reuniu cerca de 1,5 mil pessoas de 135 países.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br