OSB é referência em entrevista sobre Educação Fiscal para a Cidadania

Assuntos como controle social, educação fiscal, sonegação e carga tributária foram abordados no programa Vanguarda Comunidade

26 de janeiro de 2014 15:41

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Recentemente foi ao ar a entrevista concedida pela auditora-fiscal da Receita Federal em São José dos Campos (SP), Ana Cristina Zuccaro, ao programa Vanguarda Comunidade, da TV Vanguarda, afiliada paulistana da rede Globo.

Ana falou sobre a Educação Fiscal para a Cidadania e os programas do Governo Federal e municipal com o propósito de alcançar a sociedade civil como um todo.

A auditora fez uma análise histórica e traçou um paralelo com a aparente alienação da sociedade, como sendo um entrave para o progresso brasileiro. “É uma questão histórica para os brasileiros. Estamos vivendo no período mais longo de democracia no país e ainda não tivemos a oportunidade de formar uma geração que viva a democracia e que saiba viver conscientemente essa democracia. Há uma lacuna em relação a conhecimento que prepare o cidadão para exercer a sua cidadania”.

Ana falou sobre os órgãos de controle internos e externos, responsáveis pelo controle social, explicando a atuação dos Observatórios Sociais pelo Brasil. “É um espaço totalmente democrático, apartidário, onde a sociedade civil pode exercer o seu direito constitucional de acompanhar as ações do estado e agir preventivamente.” A representante da Receita Federal ainda lembrou que os observatórios sociais possuem eixos de atuação, sendo a disseminação da educação fiscal, uma das frentes de trabalho.

Durante o programa, um dos temas aprofundados foi a sonegação fiscal e a carga tributária que incide sobre os produtos e serviços no país, relacionando a recorrente ineficiência tributária ao desconhecimento da população quanto ao funcionamento e acompanhamento das tributações.

Acompanhe, na sessão “Educação Fiscal” da área de Vídeos no site do Observatório Social do Brasil, a entrevista completa, exibida no dia 06 de janeiro, dividida em três blocos.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br