OSB e Crea-PR firmam parceria para otimizar acompanhamento de licitações

O objetivo principal é acompanhar as licitações, contratações e aquisições de produtos e serviços públicos relacionados às áreas da Engenharia e Agronomia, realizados no Estado do Paraná

22 de julho de 2013 18:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Nesta segunda-feira (22) o Observatório Social do Brasil (OSB) firmou uma aliança com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea – PR). O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, recepcionou, em seu gabinete, o empresário que preside o OSB, Ater Cristofoli, para assinatura do acordo de cooperação técnica que estabelece mutua cooperação entre as instituições com o objetivo principal de acompanhar as licitações, contratações e aquisições de produtos e serviços públicos relacionados às áreas da Engenharia e Agronomia, realizados no Estado do Paraná.

O acordo, que será gerido pela Diretora Executiva do OSB, Roni Enara, e pela Gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do CREA-PR, Vanessa Moura, presentes no ato da assinatura, também prevê a participação mútua das entidades em eventos e palestras destinados à divulgação de iniciativas em prol da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

Uma das dificuldades dos Observatórios Sociais, segundo Cristofoli, é o acompanhamento das licitações envolvendo obras. “Mais da metade dos desmandos, conseguimos cercar nos editais. Infelizmente para obras, ainda não temos capacidade técnica para analisar um resultado de ordem específica. É por isso que a parceria com o Crea se consolida com grande importância”, frisa o presidente do OSB.

Da esquerda para direita: Vivian de Fsria, Ater Cristofoli, Joel Kruger, Vanessa Moura, Roni Enara e José Marinho (Foto: RCD – Sistemas de Comunicação / Anderson Luís Nicoforenko)

Kruger falou sobre o cenário dos editais e licitações envolvendo obras públicas no estado, destacando os entraves que desestimulam a participação de mais empresas nos certames. “Na realidade há um preço justo, que pode variar um pouco para mais e um pouco para menos. É a competitividade entre as empresas, como ocorre em qualquer área. Mas se os valores estão muito acima ou muito abaixo é passível de desconfiança”, avalia o presidente. “A dificuldade é definir como se chega a esse ‘preço justo’. É nesse ponto que o poder público acaba sendo incipiente”, completa.

Presenciaram ainda a assinatura do termo, a Gerente da Assessoria de Relações Institucionais do Crea-PR, engenheira Vivian Curial Baeta de Faria, e o diretor de comunicação do OSB, José Marinho.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br