OSB – Campo Grande realizou Concurso de Desenho e Redação à nível municipal

Pelo terceiro ano consecutivo, aproveitando os mesmos trabalhos das escolas enviados para concorrem concurso realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, observatório realiza concurso na cidade de Campo Grande.

05 de dezembro de 2018 08:15

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

A 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, em parceria com o Observatório Social do Brasil, teve como tema “Ser Honesto é Legal”. O objetivo da iniciativa era despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais.

Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA) os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Redação”. E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas se inscreveram com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”.

A escola mobilizou todos os seus alunos para discutir o tema e produzir trabalhos, contudo selecionou apenas um trabalho de cada categoria, dentre todos os trabalhos produzidos pelos alunos, para concorrer nesta edição. As inscrições aconteceram de abril a agosto deste ano, A CGU já divulgou os trabalhos vencedores, veja aqui.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Observatório Social do Brasil – Campo Grande realizou, na esteira do certame nacional, um concurso de redação a nível municipal, aproveitamento os mesmos trabalhos das escolas da cidade enviados para concorrem ao da CGU.

Com um regulamento próprio que analisou os trabalhos recebidos, por meio de uma Comissão Julgadora independente, técnica e desvinculada do Concurso Nacional, o OSB – Campo Grande premiou os melhores trabalhos, nas mesmas categorias do nacional. A Comissão Julgadora foi composta por membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da Academia Maçônica de Letras e pela voluntária Prof. Marisa Serrano.

O observatório recebeu 101 redações e 101 desenhos, de 51 escolas. Destes, a Comissão Julgadora indicou 33 trabalhos. Segundo dados referentes à mobilização realizada para a inscrições no site da CGU, no total, em Campo Grande, 14.882 alunos foram mobilizados, 396 professores se envolveram no concurso, 7.507 desenhos foram feitos e 6.887 redações foram elaboradas.

Os nomes dos ganhadores foram anunciados na última terça-feira (dia 4 de dezembro), às 8h30, em evento realizado no Teatro Prosa (SESC-Horto). Conforme regulamento, foram premiados 13 trabalhos, um em cada categoria. Os alunos autores dos trabalhos vencedores e os professores orientadores receberam um prêmio e um certificado.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br