OSB–Araucária realizou workshop sobre contratação de Obras Públicas

A ideia surgiu após a participação no Projeto Obra Transparente, como forma de contribuir com a Gestão de Obras Públicas no município.

21 de março de 2019 19:55

Veja outras publicações das mesmas tags: |

Em 2018, como parte do projeto Obra Transparente – parceria entre OSB e Transparência Brasil -, o OSB – Araucária realizou um trabalho de monitoramento de editais de obras licitadas no ano de 2017 pela Secretaria de Planejamento do Município de Araucária, para a construção de CMEIS e Escolas Públicas, com financiamento do Governo Federal. Nos dois anos de trabalho, o observatório percebeu diversas irregularidades, resultando em muitos problemas para o Município.

Na apresentação de resultados do projeto, o OSB – Araucária não tinha resultados positivos para apresentar e, para contribuir efetivamente com a gestão pública, decidiu realizar um workshop, com o tema “Boas Práticas na contratação de Obras Públicas”. O evento, ministrado pelo auditor da Controladoria Geral da União de Santa Catarina (CGU – SC), Luiz Roberto de Melo Machado, foi realizado na última quarta-feira à tarde, dia 20 de março.

O  workshop contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre servidores municipais de diversas secretarias ligadas à contratação de obras (como o procurador-geral do município de Araucária, Dr. Simon Quadros), servidores da câmara, vereadores (como Amanda Nascer e Lucinéia de Lima) e servidores da CGU Paraná. A abertura foi realizada pelo presidente do OSB – Araucária, Luiz Carlos Griner, e pelo presidente do Sistema OSB, Ney da Nóbrega Ribas. O fechamento do evento foi realizado pelo Secretário de Governo da Prefeitura de Araucária, o Sr. Genildo Carvalho.

Para Bianca Mondo, gerente do projeto Obra Transparente, da Transparência Brasil, Araucária é um ótimo exemplo do aspecto central que foi buscado fomentar com o projeto Obra Transparente: “o potencial preventivo do controle social, evitando situações prejudiciais ao interesse público local, como o desperdício de recursos públicos e uma contratação com vícios”.

O Presidente do OSB – Araucária, Luiz Carlos Griner, explica como surgiu a ideia para o workshop:

O Presidente do Sistema OSB, Ney da Nóbrega Ribas, explica porque o evento foi considerado inovador e como ele poderá ser aplicado pelos demais observatórios do Sistema OSB.

O auditor da Controladoria Geral da União de Santa Catarina (CGU – SC), Luiz Roberto de Melo Machado, que ministrou o workshop, fala sobre a ideia e importância do workshop e explica como ele pode contribuir para a melhoria da Gestão de Obras Pública de Araucária e em outros municípios nos quais o workshop for aplicado futuramente:

O Secretário de Governo da Prefeitura de Araucária, o Sr. Genildo Carvalho, dá sua opinião sobre como o workshop contribuiu para a capacitação dos servidores municipais e como o evento contribuiu com a melhoria da gestão pública. Além disso, fala sobre a comunidade participar e conhecer conteúdos sobre obras públicas, como apresentado no evento:

O Sr. Marcelo Gil Kuligovski, da Secretária de Urbanismo no Setor de Iluminação Pública, participou do evento e comentou sobre o que achou do conteúdo apresentado:

Leonardo Ferreira, Assessor do Vereador Pablo Pedroso, participou do evento e, mesmo sendo declarando leigo na área de Obras Públicas, deu sua opinião sobre o conteúdo e como ele será proveitoso no seu dia-a-dia:

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br