OS realiza evento com novidades para prefeitura em Marechal Cândido Rondon

Reunião será realizada nesta terça-feira (21), às 19h, terá posse de nova diretoria do OSMCR e palestra do presidente do OSB, Ney Ribas

20 de fevereiro de 2017 11:38

Nesta terça-feira (21) o Observatório Social de Marechal Cândido Rondon – PR (OSMCR) realiza um evento que apresenta à comunidade um relatório da atuação da entidade nos últimos quatro meses, a nova diretoria do OS e uma série de novidades para melhoria na gestão pública e na vida da população local.

A reunião será às 19h30 no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), e o convite é aberto à toda a comunidade, incluindo a prefeitura local, que será apresentada a uma ferramenta gratuita que otimizará o processo de compras públicas municipais.

O presidente da rede dos Observatórios Sociais do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, atendeu ao convite do OSMCR e abrirá o evento, apresentando uma palestra sobre o tema “O controle social e a corrupção na administração pública”. A proposta é gerar reflexão sobre o problema sistêmico do país, presente em toda a sociedade, e a necessidade de que a população se organize para monitorar as ações e gastos do poder público, principal escopo de atuação dos observatórios sociais, atualmente em mais de 100 cidades de 19 estados brasileiros.

Ribas também trará dados de transparência internacional que mede a percepção do cidadão em relação a corrupção e apresentará a nova parceria entre o OSB, a RCC Licitações e a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) que disponibiliza gratuitamente a todos os observatórios sociais integrantes da Rede OSB, em todo o Brasil, uma nova ferramenta para monitoramento das licitações, substituindo o software atual SIM (Sistema de Monitoramento das Licitações).

O banco de dados da RCC é gigantesco, com informações públicas governamentais e editais coletados de portais eletrônicos. Uma das vantagens para os OS é não precisar mais cadastrar os editais e sua relação de produtos/serviços. Basta acessar a plataforma e pesquisar para fazer o checklist.

As prefeituras das cidades com observatórios sociais também serão beneficiadas. Será ofertado à elas um sistema de cotações de preços e plataforma de pregão eletrônico, gratuitos.

Coletiva de imprensa

O presidente do Observatório Social do Brasil atenderá a imprensa às 19h para uma coletiva sobre o tema.

Posse da nova diretoria e relatório

Na mesma noite acontece a eleição e posse da nova diretoria do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, que atualmente conta com 11 integrantes. Após o ato de posse será realizada a primeira prestação de contas do ano, o 20º relatório quadrimestral, de forma breve.

Reunião Núcleo Oeste dos OSs

Composto por 10 cidades – Marechal Cândido Rondon, Laranjeiras do Sul, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Assis Chateaubriand, Pitanga, Guarapuava e Goioerê – o Núcleo Oeste dos Observatórios realiza ainda no dia 21, à tarde, a partir das 14h, a reunião anual de discussão  da realidade local de cada unidade.

Conforme a coordenadora da entidade em Marechal, Cristina Lizzoni, o Observatório está em expansão. “Mais de 200 cidades estão no processo de intenção de fundação e outras 40 mobilizam-se atualmente para a implantação”, explicou.

O Observatório Social é composto por cidadãos/profissionais de variados setores, atua em frentes como educação fiscal, inserção de micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, construção de indicadores da gestão pública e fiscalização de gastos públicos, evitando desperdício de recursos.

É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Para mais informações entre em contato pelo telefone 45 3254-9006 ou e-mail marechalrondon@osbrasil.org.br

Com informações de Amanda Camargo
via Agência Promove Propaganda

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br