OS debate criação de Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição

Observatório Social de Balneário Camboriú ganhou amplo acesso às compras da prefeitura com a abertura das portas pela Secretaria de Compras

03 de março de 2017 13:06

Na semana passada uma reunião entre conselheiros do Observatório Social de Balneário Camboriú (OSBC) e o secretário de Compras da prefeitura, Fernando Marchiori, debateu sobre os procedimentos que vem sendo tomados internamente na administração municipal para reduzir gastos e evitar o desperdício. O encontro deu sequência ao que foi proposto no documento “A Cidade Que Queremos”, entregue pelo Observatório Social aos candidatos a prefeito da cidade, em setembro do ano passado.

Entre as proposições sugeridas pelo OSBC está a criação de um Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (CIAD) e a aplicação de um software de logística que controla todo o estoque de materiais a serem adquiridos pelas secretarias e departamentos do município.

Segundo o presidente do OSBC, Antônio Cotrim, o secretário explicou que a implantação do CIAD já está em fase de estudos, com levantamento de possíveis áreas que possam abrigar a estrutura, assim como a elaboração do processo licitatório para aquisição do programa específico. “O que o Observatório e a sociedade organizada propõem é uma gestão dos materiais, resultando em mais economia do dinheiro público”, explica Cotrim.

O CIAD foi implantado pela prefeitura de Blumenau há mais de dois anos e tem apresentado expressiva economia de consumo de materiais, evitando desperdícios, agilizado as entregas com economia de pessoal, veículos, armazéns e, sobretudo, profissionalizado procedimentos de controle de estoques, recebimento e conferência das entregas, além de informar as secretarias sobre estoques mínimos que previnam faltas ou até vencimentos de prazo de validade de remédios e outros itens.

Secretaria de Compras abre as portas para o Observatório Social

À partir da última quarta-feira (1), por determinação do prefeito Fabrício Oliveira, a Secretaria de Compras colocou à disposição da entidade, um local com mesa e computador para que a diretoria do Observatório possa ter amplo acesso a qualquer documento da Secretaria de Compras e fazer as suas verificações, análises e sugestões, em busca de maior transparência e eficiência nos processos de compras da Administração. De acordo com o prefeito, essa é mais uma das ações que a Administração Municipal está realizando para melhorar a transparência e o acesso público às informações da Prefeitura.

Fernando Marchiori, disse que o espaço está à disposição do Observatório, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da prefeitura, mas ainda não foi ocupado.

Marchiori detalhou que o Observatório terá acesso a qualquer etapa das licitações, sem precisar de autorização superior, basta requisitar o documento a um funcionário da Secretaria de Compras.

Antônio Cotrim considera importante esse espaço oferecido pela Administração Municipal, principalmente por estarem acatando sugestões que foram feitas aos candidatos o ano passado. Ele mencionou a disponibilidade da Prefeitura para que o Observatório possa acompanhar os processos licitatórios, desde os pregões e tomadas de preço, para evitar o que já aconteceu, onde grande parte dos editais acabaram sendo cancelados pela Administração Pública. “Colocamos para a apreciação do Conselho do Observatório que foi unânime em aceitar um local específico na Secretaria de Compras para acompanhar os processos” disse.

Com informações Click Camboriú, Cezar Miranda, e Jornal Página 3

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br