ONG aponta aumento de 2800% em oito anos no custo da coleta do lixo

Observatório Social afirma que planilha da empresa concessionária deve ser auditada externamente

10 de novembro de 2013 19:48

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

O Observatório Social de Itajaí encaminhou ao Ministério Público uma representação para solicitar a realização de uma auditoria externa na planilha de custo da empresa concessionária do serviço de coleta de lixo em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema. De acordo com o levantamento da organização não-governamental (ONG) que atua na área de transparência da gestão pública, o custo da coleta de lixo para o município de Itajaí teria aumentado 2848% durante os primeiro oito anos de vigência do contrato de concessão.

A Ambiental venceu a licitação e assinou um contrato em 2002, com duração de 15 anos, prorrogável pelo mesmo período. No primeiro ano de prestação do serviço, de acordo com o levantamento da ONG, a empresa recebeu mais de R$ 528 mil para realizar a coleta do lixo. Oito anos depois, ainda de acordo com o levantamento do Observatório Social, a Ambiental recebeu R$ 15,5 milhões.

O coordenador da ONG, Jonas Tadeu Nunes, lembra que em março de 2013, quando um grupo de trabalho foi criado para discutir a redução da tarifa de coleta do lixo, a prefeitura se comprometeu a realizar a auditoria externa da concessionária. “Passaram oito meses e até agora nada foi feito, por isso acionamos o Ministério Público”, afirma

Nunes afirma que a planilha de custos apresentada pela empresa na época de discussão sobre a redução da tarifa era confusa. “Tem muito problema. São 72 páginas e é complicado. Não dá para entender o cálculo. O lixo coletado nem é pesado. Eles fazem o cálculo pela área do imóvel”, relata.

por Anderson Bernardes
Via Notícias do Dia

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br