Observatórios Sociais realizam encontros estaduais

Nas últimas semanas tivemos os encontros das organizações de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Na próxima quarta-feira, dia 9, será a vez do encontro dos observatórios sociais do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre

07 de outubro de 2013 16:28

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Depois de comentar sobre as movimentações de redes como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE, a rede Amarribo-IFC e a rede Abracci, “A Voz do Cidadão” fala de uma outra rede da cidadania que, aos poucos, se organiza e mostra que a cidadania atuante em âmbito local está ganhando cada vez mais espaço na sociedade.

É a Rede Observatório Social do Brasil, ou simplesmente OSB, que já possui representações municipais em 77 cidades e 14 estados do país. A Rede começou a existir oficialmente em 2006, como resultado do sucesso da experiência na cidade de Maringá/PR, e atua na fiscalização do poder público local, em especial sobre os processos que envolvem gastos públicos, como licitações, planos e execuções orçamentárias e definição de políticas públicas.

Ouça o Programa A Voz do Cidadão transmitido no último dia 3 pela Rádio CBN

Uma das principais ferramentas de atuação da rede é a implantação dos IGPs – Indicadores de Gestão Pública. Na prática, é um grande banco de dados alimentado por cada organização social local, para que se tenha um panorama mais preciso de como andam os gastos públicos no município, em categorias específicas como moradia, saúde, segurança, transporte, ocupação urbana, gestão orçamentária, e outras.

Os observatórios estão agora numa grande “rodada” de encontros estaduais. Nas  últimas semanas ocorreram encontros das organizações de Santa Catarina, Paraná. Nos últimos dias 3 e 4 os Observatórios Sociais do estado de São Paulo realizaram o seu segundo grande encontro em Sorocaba, interior do estado.

Na próxima quarta-feira, dia 9, será a vez do encontro dos observatórios sociais do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Toda essa movimentação faz parte da preparação para o grande encontro nacional, que será realizado dias 4 e 5 de novembro deste ano.

Em todos esses eventos, a pauta foi o alinhamento de práticas, troca de experiências, divulgação de resultados e capacitações ligadas a licitações públicas e à utilização de dos indicadores de gestão pública.

Vale a pena conhecer melhor o trabalho desenvolvido por esta rede de organizações da sociedade. Segundo os dados apresentados pelos coordenadores da rede, cidades que não têm um observatório social, possuem uma média de três empresas em processos licitatórios. Aquelas que possuem um observatório atuante possuem em média sete empresas concorrendo em cada licitação. Evidentemente, é inegável o ganho na qualidade nos serviços prestados para a sociedade e na economia para os cofres públicos.

E você aí na sua cidade? Que tal conhecer o portal e criar um observatório social local?

Com informações de A Voz do Cidadão e CBN

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br