Observatório Social retoma as atividades na terça-feira em Lajeado – RS

Entidade atua para a promoção da transparência nas administrações públicas

26 de fevereiro de 2018 15:16

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

O Observatório Social de Lajeado – RS retoma as atividades na próxima terça-feira (27). O encontro, para avaliar 2017 e discutir as projeções para 2018, será na sede da entidade, a partir das 7h30min.

De acordo com o presidente, o advogado Fernando Arenhardt, entre os assuntos que serão retomados na reunião para terem continuidade durante o ano estão: fiscalização de obras públicas, processos de licitação, portal de transparência da prefeitura e demais procedimentos que envolvam gastos da administração pública.

A parceria para um projeto de combate à corrupção e convênio com a Univates para curso de Educação Fiscal também estarão em pauta. “O nosso principal objetivo é a transparência. E fazer o melhor pela população do município. Temos muito trabalho ainda e contamos com as parcerias.”

Arenhardt está à frente do Observatório desde 2015. Nesses três anos, ele diz que o grupo enfrentou dificuldades com organização de voluntários e financeira. Além disso, a aceitação do trabalho também passou por desafios. “Tivemos muitos momentos de incompreensão em relação ao nosso trabalho, mas a situação está mudando e estamos sendo vistos com bons olhos. Queremos auxiliar e não atrapalhar.”

A entidade

A organização não governamental foi criada por entidades da sociedade civil do município com o objetivo principal de promover uma análise e divulgação de informações relativas ao comportamento de entidades e órgãos públicos, com relação à aplicação de recursos, ao comportamento ético de seus servidores e gestores, ao nível dos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados.

O grupo que atua também objetiva a promoção da cidadania fiscal e da criação de estímulos para uma maior participação social na avaliação e controle da gestão pública de modo amplo e geral.

O Observatório Social tem como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Sindicato e Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon), Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado (Sindilojas), Rotary Clube de Lajeado Integração, Univates, Associação dos Economistas do Vale do Taquari e do Rio Pardo (Assevales) e escritório de contabilidade Lenz e Bergesch.

Os apoiadores são Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC -VT), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), Sindicabes Vale do Taquari, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Lajeado, Sindicato dos Comerciários, Escritório Regional do CRC/RS, Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas, Conselho Regional de Fonoaudiologia, Federação dos Contabilistas do Rio Grande do Sul, Rotary Club de Lajeado – Engenho, Sindicato dos Bancários, Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), JCI Lajeado, União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla) e Rotary Club Centro.

O Observatório atende, de segunda a sexta-feira, na Rua Bento Gonçalves, 665, sala 103, das 8h30min até as 12h e das 13h30min até as 17h30min.

Via O Informativo do Vale

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br