Observatório Social promove curso para empresários e fornecedores

A capacitação ocorre entre os dias 24 e 28 de agosto na sede da OAB de Rio do Sul, é gratuita e com vagas limitadas

31 de julho de 2015 18:51

Uma das oportunidades que os empresários podem e devem aproveitar são as vendas para instituições públicas por meio de licitações. Mas, vender para o governo exige organização e superação da burocracia, o que tira o interesse de muitas empresas das disputas. Além disso, a pouca divulgação dos editais impede uma concorrência ampla e justa.

Ao fazer o acompanhamento das licitações, o secretário executivo do Observatório Social de Rio do Sul – SC (OSRS), Wilson Philippe, percebeu que muitas empresas não sabem da existência dos editais e nem como participar. “Os empresários só são notificados sobre a abertura de um edital por meio de Carta Convite, uma das modalidades de publicação das licitações, mas somente quem estiver cadastrado como fornecedoras na prefeitura receberá o aviso”, explicou. Além de estarem cadastradas, as empresas devem comprovar aptidão técnica, econômica e jurídica. As demais modalidades são divulgadas no Diário Oficial do Município (DOM) e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Pensando nisso, o Observatório buscou uma alternativa para mudar este cenário. Em parceria com o Sebrae, Acirs, CDL e OAB Rio do sul, será realizado entre os dias 24 e 28 de agosto o curso Compras Governamentais para Fornecedor. A capacitação, que é gratuita e com vagas limitadas, acontecerá na sede da OAB Rio do Sul, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas no site www.eventos.acirs.com.br.

Marco Aurélio Ferrari, pregoeiro da prefeitura de Rio do Sul, comenta que são poucas as empresas da cidade que participam dos processos licitatórios por causa de toda a documentação solicitada. “As grandes organizações são as que acabam levando a fatia maior desse mercado”, observa. Segundo Káthia Piazera, sócia de uma gráfica, em Rio do Sul, participar é fácil. “Porém requer bastante tempo e organização da documentação. Além da papelada para participar dos pregões, também é preciso apresentar os documentos exigidos para cada edital”, comenta.

O objetivo do curso é buscar o melhor uso do dinheiro público, desmistificando o processo licitatório para ampliar a participação de fornecedores locais. Durante o treinamento, que será conduzido por consultores do Sebrae, os empresários poderão conhecer detalhes sobre os processos licitatórios, os benefícios para micro e pequenas empresas, como se preparar para participar, entre outras informações. “Mais do que acompanhar a abertura e desfecho das licitações, é sobre o cenário da comunicação que o Observatório Social de Rio do Sul também quer atuar”, frisou o secretário executivo da entidade. Wilson ressaltou ainda a necessidade e a importância do trabalho de divulgação no Alto Vale para que mais empresas tenham acesso às informações e participem dos processos. Para fazer o cadastro e ficar sabendo das publicações de editais, os empresários podem acompanhar o site oficial do município www.riodosul.sc.gov.br.

Via Diário do Alto Vale

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br