Observatório Social firma termo de compromisso com gestão em Palhoça – SC

Evento contou com a presença do prefeito eleito, Camilo Martins, o vice, cinco vereadores e o presidente do OSB, Ney Ribas

25 de novembro de 2016 12:50

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | |

Nessa quinta-feira (24), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palhoça – SC, o Observatório Social de Palhoça (OSPH) realizou sua primeira ação pública, reunindo-se com o prefeito reeleito, Camilo Martins (PSD), o vice-prefeito e cinco vereadores da Legislatura 2017/2020 para firmarem os Termos de Compromissos da nova gestão.  O documento preconiza um Plano de Transparência, Controle e Gestão para o município.

O presidente, Ney Ribas e a diretora executiva, Roni Enara, do Observatório Social do Brasil (OSB) prestigiaram o evento. Ribas fez uma apresentação sobre atuação da Rede OSB e reforçou a importância da relação estabelecida entre os gestores públicos os observatórios sociais. “O OSB  pretende estabelecer uma parceria no sentido de contribuir para a eficiência, atingimento de objetivos de transparência e efetividade em ações de controle e gestão nos municípios.”

“Ficamos felizes em assinar o termo e perceber que muitas das ações que ali constam, já são executadas no município de Palhoça. Esta é uma importante ferramenta de vigilância e controle também para a população”, avaliou o prefeito de Palhoça, Camilo Martins.

O Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SC que também preside o OS de São José – SC, Adilson Cordeiro, parabenizou a iniciativa do OSPH. “Iniciam muito bem, demonstrando união e parcerias fortes”.

Já o presidente do OSPH, Anderson Silveira, considerou a ação um importante feito e agradeceu à diretoria do OSB pelo acompanhamento. “Mais uma vez obrigado ao Ney e Roni que não mediram esforços para estarem aqui em Palhoça. Também ao Adilson Cordeiro”.

O Observatório Social de Palhoça iniciou suas atividades em julho de 2016 e tem como objetivo principal auxiliar e fiscalizar as contas públicas do município de forma preventiva, contribuindo com estes poderes na avaliação de editais, concorrências públicas e compras dos poderes. OAB-SC, CRC-SC, Igreja Luterana, CGU, Lojas Maçônicas, CDL Palhoça, Fatenp, Acip, CFC, Lions, Rotary, IAB, Cadi Palhoça, MPSC, MPF e também muitos voluntários civis da comunidade constituem o observatório.

Várias entidades públicas e privadas participam do Observatório e contribuem com recursos financeiros para a criação e manutenção do projeto, mas a participação da população é fundamental e qualquer cidadão pode denunciar irregularidade, fiscalizando obras e serviços públicos. Entretanto, é importante frisar que para participar do Observatório, a pessoa não pode ter vinculo partidário, pois os Observatórios Sociais devem ser apartidários, isentando-os de interesses políticos. Para saber mais sobre o Observatório Social de Palhoça entre em contato pelo e-mail ospalhoca@gmail.com ou pelo telefone (48) 98471-5383.

Com informações de Mário Motta via Hora de Santa Catarina e Comunicação da Prefeitura de Palhoça via Floripa News

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br