Observatório Social e Portal Cidadania serão apresentados em Uberlândia

Solenidade ocorre nesta quarta-feira (18), no sede da Aciub, às 19h30. Portal tem objetivo de fornecer apoio à Prefeitura com informações e dados

17 de novembro de 2015 19:18

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O Observatório Social de Uberlândia e Portal Cidadania serão apresentados durante uma solenidade nesta quarta-feira (18), na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), na Avenida Vasconcelos Cost. Uberlândia será a segunda cidade de Minas Gerais a integrar a Rede Observatório Social do Brasil (OSB). O evento de lançamento contará a participação dos representantes das entidades e a presença do vice-presidente do OSB, Ney da Nóbrega Ribas, e da diretora executiva, Roni Enara Rodrigues.

O Portal Cidadania é a primeira iniciativa do Observatório Social de Uberlândia e também será apresentada na cerimônia. A formação do observatório, como parte da rede OSB, é uma iniciativa do G7, formado pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho dos Veneráveis do Triângulo, Fiemg, Regional Vale Paranaíba, OAB, 13ª Subseção Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia e Sociedade Médica de Uberlândia.

Observatório Social de Uberlândia atuará como pessoa jurídica valorizando o trabalho técnico e fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das contas públicas em nível municipal. A monitoria vai desde a publicação de edital de licitação, por exemplo, até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Portal Cidadania
É um site vinculado ao OS Uberlândia, que cria um espaço em que os cidadãos poderão formalizar suas solicitações ao Poder Executivo, por meio de requerimentos, sugestões, pedidos de informação, críticas e denúncias. O objetivo do portal é que ele seja uma ferramenta de apoio à Prefeitura, que poderá receber informações sobre os fatos na cidade.

A manifestação dos usuários poderá ser acompanhada do envio de imagens e vídeos, complementando e ilustrando as informações. O cidadão poderá informar pelo portal ocorrências, por exemplo, de vazamentos na rede do Dmae comunicando diretamente ao órgão para que sejam tomadas as providências.

Rede OSB
A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 18 Estados brasileiros. São mais de 2.000 voluntários trabalhando pela causa da justiça social, contribuindo para a economia dos recursos públicos nas cidades onde os Observatórios Sociais atuam.

Segundo informações do OSB, estima-se que nos últimos três anos, com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

Via G1

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br