Observatório Social é lançado durante reunião do Movimento Paraná Sem Corrupção

A exposição sobre o Movimento foi realizada pelo promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, que explicou aos presentes como se dá a atuação do Ministério Público e dos três poderes da República no combate à corrupção.

31 de outubro de 2014 18:03

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Foi lançado, no dia 22 de outubro, durante reunião do Movimento Paraná Sem Corrupção, o Observatório Social de Jaguariaíva (Centro-Leste do Paraná). Participaram representantes do Ministério Público da comarca, magistrados, advogados, agentes públicos da prefeitura e de secretarias municipais, vereadores, bem como lideranças religiosas, integrantes da Loja Maçônica, de empresas da região e da Associação Comercial de Jaguariaíva, Conselho Regional de Contabilidade, imprensa e comunidade em geral.

A exposição sobre o Movimento foi realizada pelo promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, que explicou aos presentes como se dá a atuação do Ministério Público e dos três poderes da República no combate à corrupção. Ele também convocou a população a se envolver na iniciativa, fiscalizando e contribuindo para o combate à corrupção.

Na sequência, foi apresentado o Observatório Social do Brasil, com a presença dos palestrantes Ney de Nóbrega Rigas, presidente do OBS dos Campos Gerais; Elaine Santos, coordenadora de projetos do Observatório, e Roni Enara, diretora executiva do Observatório Social do Brasil.

O órgão é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário, reunindo o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, defendem a justiça social.

O Movimento – O Paraná Sem Corrupção é uma articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa surgiu em maio de 2012, incentivada pelo Ministério Público do Paraná, e vem conquistando a adesão de parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada, entre os empresários e cidadãos paranaenses que não se conformam com a corrupção.

Foi idealizado a partir de ações regionais da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). A campanha, que é nacional, tem como propósito enfrentar a corrupção de duas formas: por meios legais, processando agentes públicos corruptos; e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade.

Via MP

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br