Observatório Social é fundado em Laranjeiras do Sul

OSLS vai funcionar em uma sala da Associação Comercial e Empresarial e terá a missão de acompanhar a aplicação dos recursos no município

25 de fevereiro de 2014 17:46

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Foi fundado nesta quinta-feira (20) o Observatório Social de Laranjeiras do Sul (OSLS), nova franquia da Rede OSB para controle social. No evento, que contou com a presença de importantes entidades representativas, como OAB, Crea, Rotary Club, Lions Clube, Maçonaria e Banco do Brasil, foi realizada a assembleia de fundação, eleição da primeira diretoria de gestão e aprovação do estatuto da organização.

Os trabalhos para a criação do OSLS começaram há mais de um ano, com o objetivo de acompanhar o trabalho realizado pela prefeitura e câmara de vereadores, e, deste modo, observar se os recursos estão sendo aplicados corretamente no município.

A intenção surgiu de diálogos entre integrantes do Rotary Club de Laranjeiras do Sul e da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS).

De acordo com Marcos Rinaldi, presidente da comissão de implantação do Observatório, a criação do Observatório será um marco para o município. “É de extrema importância a criação do OS aqui em Laranjeiras do Sul, tendo em vista ser mais uma oportunidade de zelar pelo dinheiro público. O OS tem muito mais efetividade do que os órgãos de controle já instituídos, pois é composto de voluntários que representam, inclusive, o maior número de entidades da sociedade civil organizada, assim é, de fato, democrático, é o povo cuidando “pessoalmente” do seu próprio dinheiro, sem interesses escusos, sem barganhas, somente em favor da coletividade, do bem comum.

Rinaldi também comentou sobre o suporte dado pelo Observatório Social do Brasil. “A estrutura que o OSB possui e o apoio que oferece aos observatórios é impressionante, com isto torna o trabalho do OS muito mais fácil e eficiente. Creio que o OS de Laranjeiras do Sul, apresentará, em breve, grandes resultados em seus relatórios quadrimestrais. A sociedade verá uma economia no orçamento público e ao mesmo tempo um ganho na qualidade dos produtos e serviços contratados”, afirmou.

A diretoria do OSLS tem reunião marcada para está terça-feira (25), na qual irá definir os cargos aos eleitos. São ao todo 11 posições, como proposto pelo estatuto do OSB – ou seja, cinco cargos de conselho administrativo e seis de conselho fiscal, sendo três titulares e três suplentes.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br