Observatório Social do Brasil já está funcionando em Araçatuba (SP)

O presidente, Walter Aguiar, e a coordenadora, Gislaine Targa, estiveram na Prefeitura para iniciar os trabalhos de monitoramento

23 de agosto de 2019 20:28

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Na tarde do último dia 20 de agosto (terça-feira) o presidente do Observatório Social do Brasil (OSB) – Araçatuba (SP), Walter Aguiar, e a coordenadora, Gislaine Targa, estiveram na Prefeitura de Araçatuba para iniciarem seus trabalhos de monitoramento.

Desde o início do mês, o OSB estava recrutando voluntários para atuar dentro do município, acompanhando todos os processos de compras públicas, desde a publicação dos editais de licitações até a entrega dos materiais adquiridos.

Aguiar, explicou como o serviço será feito em Araçatuba e quais foram as primeiras impressões do Executivo sobre o trabalho da associação. “Fomos muito bem recebidos. Abriram as portas da Prefeitura para nós. Entenderam a importância do trabalho do OSB no acompanhamento das contas públicas. Nosso trabalho será feito acompanhando as licitações, desde o momento do edital até a compra dos materiais, e os demais atos do Executivo e Legislativo Municipal”, frisa.

Na primeira visita, a equipe foi a áreas da Prefeitura e viu um pouco sobre o trabalho que irão acompanhar. “Nos foi mostrado todo o processo licitatório, de execução de obras e recebimento de mercadorias. Nossos voluntários serão habilitados em cada setor específico. É uma longa jornada. Estamos no início e para isso, recebemos treinamento da Matriz do Observatório Social Brasil, que fica em Curitiba (PR).Os cursos de capacitação são feitos on-line”, afirma Aguiar.

A associação atua por meio de trabalhos voluntários, se mantendo por meio de doações de empresas e instituições privadas. Seu objetivo principal é contribuir para melhoria na gestão pública, atuando como um órgão fiscalizador dos gastos das administrações municipais.

Aguiar ainda disse que já faz um ano que começaram os trâmites para a criação do OSB Araçatuba. “Faz um ano que estamos trabalhando para montar o observatório, captando recursos, fazendo os treinamentos. Hoje (20), foi a primeira vez que fomos à Prefeitura, já com o crachá do OSB para acompanhar as obras e licitações”, comemora.

O presidente informou que no começo de setembro, a associação fará uma apresentação, reunindo todos os voluntários e catalogando as funções que cada um pode exercer dentro do OSB.

O QUE É?

O OSB é uma organização que fiscaliza e monitora todas as licitações e editais que a Prefeitura. Ele é formado por voluntários apartidários, ou seja, não possuem filiação política. Além disso, os membros da associação não podem ser menores de idade, possuir parentesco até segundo grau com pessoas ligadas a administração pública e não participar ou estar ligado a Prefeitura ou a Câmara, que são os órgãos monitorados.

Além de atuar como fiscalizador, o OSB também auxilia a população prestando serviços de educação fiscal; inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios; e na construção de Indicadores da Gestão Pública, fazendo comparativos entre cidades de mesmo porte, prestando contas a cada 4 meses dos trabalhos efetuados para a sociedade.
Os membros podem ser empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Em Araçatuba, o OSB está localizado em uma sala cedida na rua Aguapeí, nº 40. Os interessados em serem voluntários podem contatar a equipe pelo e-mail aracatuba@osbrasil.org.br e fazer seu cadastro.

Por Matheus Almeida
Via Folha da Região

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br