Observatório Social de Lajeado completa três anos

Para comemorar, está sendo organizado um café da manhã para debater temas como transparência, controle social, corrupção, eleições e situações locais

19 de agosto de 2014 16:21

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

O Observatório Social de Lajeado (OSL) completa três anos de atuação. Para comemorar, está sendo organizado um café da manhã para debater temas como transparência, controle social, corrupção, eleições e situações locais. O evento ocorre no dia 19 de agosto, às7h45 no Salão de Eventos da Acil.

A proposta do encontro é trabalhar a transparência realizada pelo gestor público. Segundo o presidente do OSL, Otto Blas a tempo solicitam-se mais documentos para se transparecer a gestão e demais assuntos.

Delineado em Maringá (Paraná), o projeto hoje já se estabelece em 15 estados brasileiros, totalizando 80 cidades. “É a sociedade civil se juntando para olhar as ações dos municípios. É um trabalho de acompanhamento e envolvimento da comunidade, em busca da prevenção a corrupção. Não somente isto, mas também a transparência das boas práticas da gestão pública”, explica o presidente do OS Brasil, Ater Cristófoldi.

As entidades que compõem o Observatório tem percebido que os bons prefeitos gostam do trabalho realizado pelo OS pois entende-se que o projeto é um apoio a comunidade. O objetivo, portanto, não é atrapalhar a administração, mas sim desejar que os recursos advindos de impostos sejam bem aplicados.

Segundo secretário executivo Adriano Strassburger, a falta de transparência dos municípios é um fator histórico. Em Lajeado, por exemplo, solicitou-se ajuda da promotoria para que se tenha acesso as informações básicas que deveriam estar expostas. “As administrações em geral são relapsas neste quesito, e pouco se faz para que a situação mude.”

No evento além da comemoração haverá paineis administrados pelo Promotor de Justiça de Lajeado Neimar Fachinetto, pelo Diretor de Redação do Jornal A Hora Fernando Weiss, e pelo Diretor de Redação do Jornal O Informativo Márcio Souza. Ater Cristófoli e o Diretor do Grupo Independente Paulo Rogério dos Santos, também estão confirmados entre as palestras.

Via Independente

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br