Observatório Social de Indaial realiza prestação de contas

O Relatório de atividades foi entregue ao prefeito, Sergio Almir, em audiência no gabinete da prefeitura

26 de fevereiro de 2016 18:58

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No último dia  19 (quarta-feira) o presidente, José Cimardi, e o secretário executivo, João Carlos da Silva, do Observatório Social de Indaial – SC (OSInd), estiveram reunidos em audiência, previamente agendada, no gabinete do prefeito municipal de Indaial, Sergio Almir dos Santos, para fazer, de forma oficial, a entrega do 1º Relatório Quadrimestral do OSInd, que compreende a atuação da entidade no terceiro quadrimestre de 2015 (setembro a dezembro).

O relatório traz um relato de toda a história do OSInd, algumas das atividades realizadas e os resultados alcançados,  e é classificado em 1) Organização; 2) Treinamento; 3) Participação; 4) Resultados Operacionais; e 5) Próximos Passos.

Clique aqui e confira a minuta do relatório

Além de prestar contas da atuação à prefeitura municipal o relatório é direcionado à diretoria, à entidades mantenedoras e parceiras do OSInd, ao Ministério Publico lotado na Comarca de Indaial, à Rede OSB, a outros órgãos observados e monitorados pelo OSInd além da prefeitura, como a Câmara Municipal e Autarquias, e muito especialmente aos cidadãos indaialenses, representados pelo OS junto aos órgãos públicos na qualidade de Sociedade Civil Organizada.

Entre as expectativas das próximas atividades e realizações do OSInd estão: aprofundar o treinamento do coordenador do OSIND em relação ao organograma e procedimentos das Secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores; dar continuidade ao acompanhamento presencial nas licitações e compras da Prefeitura; prospectar junto à comunidade voluntários para auxiliar nas atividades do Observatório; firmar convênios colaborativos, objetivando captar estagiários para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pelo OSInd; concluir algumas atividades faltantes no projeto de Implantação e Organização do OSInd; iniciar contato com a Controladoria Interna da Prefeitura; fazer visitas técnicas (para treinamento e troca de experiências) aos Observatórios de Blumenau, Brusque e Itajaí; Elaborar e concluir o planejamento estratégico; iniciar estudo para viabilizar o desenvolvimento e implantação do site; e aprovar e divulgar o regimento interno do OSInd.

O presidente do OSInd, José Cimardi, considera que ainda há muito trabalho pela frente, mas revela otimismo. “Com o pleno exercício da cidadania poderemos buscar mais e ainda melhores resultados, com foco na redução do gasto estatal e no controle indireto, como observadores, das atividades desenvolvidas pelo Poder Público Municipal”.

Sobre o OSInd

O OSInd foi constituído a partir da reunião realizada em 18 de fevereiro de 2014 pela Diretoria Executiva, Vice-Presidentes e Conselho Fiscal da Associação Empresarial de Indaial – ACIDI. A partir desta data muito foi feito para viabilizar a criação do OS, principalmente no que diz respeito à estruturação, implantação e organização. Nesse período, muitas etapas foram concluídas, como instalação e posse dos membros da Diretoria, em 03 de dezembro de 2014; registro em cartório de toda documentação de constituição,  em 10 de fevereiro de 2015; preparação da sala e instalações físicas para o funcionamento da entidade; inscrição do CNPJ em março de 2015; definição dos termos de cooperação com as entidades mantenedoras, em junho de 2015; treinamentos da metodologia e ferramentas, e a respectiva utilização. O OSInd integra a Rede OSB, que conta com 104 observatórios sociais em 19 estados brasileiros. Santa Catarina possui 19 observatórios sociais filiados à Rede OSB e é o segundo maior estado em número de OSs, ficando atrás apenas do Paraná, onde a iniciativa surgiu, que conta com 35 unidades.

O OSInd fica localizado na Rua Vereador Alwin Rauh Júnior, 100 – Bairro das Nações, Indaial – SC | CEP 89.130-000

Para mais informações entre em contato pelo telefone 47 3019 -3877 ou e-mail indaial@osbrasil.org.br

Por Anderson L. Nicoforenko
Com informações do OSInd via João Carlos da Silva – Secretário Executivo

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