Observatório de Paranavaí fiscaliza pregão de preços combinados

Após alerta, prefeitura cancela certame; Empresas estavam combinando preços do lado de fora do prédio

15 de dezembro de 2014 15:55

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Paranavaí sugeriu, no dia 24 de novembro, a anulação do Pregão Presencial nº. 227/2014 – Registro de Preços para Aquisição de Material de Expediente, destinado às Secretarias Municipais e Fundações que seria realizado no dia 19. Segundo o OSP, havia indícios de conluio por parte dos fornecedores participantes do pregão. Cerca de 20 empresas estavam no local para o credenciamento, protocolo da proposta de preços e habilitação.  “O Observatório verificou que as mesmas possuíam os envelopes abertos e ainda, através do sistema de videomonitoramento da sala de licitação, constatou-se que uma empresa estava em posse de duas propostas de preços, fato este que se comprova através das imagens disponíveis na Prefeitura Municipal de Paranavaí”, alertou os representantes da entidade.

Diante dos fatos, o OSP sugeriu ao prefeito do município o cancelamento do pregão, cujos valores envolvidos passavam de R$ 1 milhão. “E que posteriormente se abra uma nova licitação para inibir as condutas fraudulentas por parte das empresas de má fé que se instalou no município, já que os objetivos das mesmas são obter vantagem para si prejudicando o erário”.

Após a sugestão da entidade, no dia 6 deste mês foi publicado no Diário Oficial do Município o decreto 15.637/2014, que dispõe sobre a anulação do devido processo licitatório, na qual o prefeito acata o ofício nº. 080/2014 da entidade que relatou ocorrências de fatos que poderiam acarretar prejuízos aos cofres municipais.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br