Observatório de Itajaí estimula Grupo de jovens pela cidadania

A ação inicial do grupo é instituir na Lei Orgânica do Município o plebiscito e o referendo

07 de maio de 2013 18:36

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Itajai (OS), em Santa Catarina, abriu espaço para a criação do chamado “Grupo dos 13”, formado por jovens que querem fazer a diferença e atuar na defesa da cidadania plena. O trabalho inicial deste grupo, que se enquadra no Programa Educação para a Cidadania do OS, visa mobilizar a população para sensibilizar os vereadores a apresentarem e aprovarem projeto de lei que preconize, na Lei Orgânica do Município, a realização de plebiscito e de referendo em Itajai. Com isso, de acordo com o coordenador do OSI, Jonas Tadeu Nunes, será possível a prática de uma democracia com maior participação popular. “Queremos que o povo decida, diretamente, sobre algumas questões”, destaca.

Neste sentido, o Grupo dos 13 lançou, recentemente, o vídeo “Democracia Participativa”, em formato de documentário informativo, produzido espontaneamente pelos voluntários e jovens cineastas, Edu Costa e Thiago Ferreira. O vídeo apresenta justamente uma reunião do grupo em que há discussão da proposta de uma emenda à Lei Orgânica do Município, regulamentando e instituindo o plebiscito e o referendo.

O desdobramento, de acordo com o coordenador do OSI, será a realização de manifestações públicas em prol da proposta e, caso não haja, mesmo assim, sensibilização dos vereadores para que surja dentre eles um projeto de lei, haverá coleta de assinaturas para, talvez, apresentação de um projeto de iniciativa popular. A população de Itajai é de aproximadamente 190 mil habitantes e será preciso, neste caso, em torno de 8 mil assinaturas.

Confira o vídeo abaixo

Clique aqui para baixar o vídeo

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br