Ney Ribas assume presidência do OSB no 7º Encontro Nacional em Curitiba

Cerca de 150 voluntários e técnicos de mais de 60 Observatórios Sociais, em 11 estados brasileiros acompanharam evento

14 de março de 2016 02:09

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | |

Entre os dias 10 e 12 de março foi realizado no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba – PR, o 7º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS). Promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB) com apoio da Fiep (também mantenedora do OSB), o evento reúne, uma vez por ano, integrantes da Rede OSB para tratar principalmente da qualificação da metodologia de trabalho, e apresentação dos resultados da atuação dos OS nos municípios e das boas práticas realizadas.

Além de promover a assembleia de eleição da nova diretoria, que agora conta com a presidência do empresário e voluntário que também preside o OSB seção Campos Gerais – PR, Ney Ribas, esta edição do evento esteve focada nas questões internas da Rede OSB: apresentação das realizações do Grupo de Trabalho (GT) de Padronização e de propostas que visam melhorar a gestão e a comunicação da Rede OSB de Controle Social.

Eleita por aclamação, a chapa “Altruísmo e cidadania” agora detém a  gestão 2016 – 2018. “Altruísmo como motivação para trabalhar pelo bem de todos, em cooperação, para alcançarmos objetivos comuns e cuidarmos do hoje e do amanhã; e Cidadania porque é o ambiente onde cada cidadão demonstra, com o mais simples gesto, o seu sentimento de patriotismo e amor pelo Brasil”, explicou Ribas.  O novo presidente fez questão de salientar que sua gestão buscará uma democracia participativa com uma gestão profissionalizada e descentralizada. “Vamos acolher e analisar 100% das sugestões que recebermos.”

Os cerca de 150 voluntários e técnicos de mais de 60 Observatórios Sociais, em 11 estados brasileiros, que compareceram, também acompanharam a assembleias de prestação de contas de 2015 do OSB; a apresentação de plano de marketing, comunicação e mobilização para a Rede OSB; e a apresentação das boas práticas dos OS, com a gravação do material que deverá fomentar mais um Programa da TVOSB (web-série lançada no ano passado durante o 6º ENOS e disponível no Youtube).

Nas atividades do dia 11 ainda foram apresentados quatro painéis, mediados por consultores do Sebrae, com os temas; Relação OSB/OS; Padronização/flexibilização; Comunicação/relatório quadrimestral; e Sustentabilidade. Os painéis renderam um ótimo debate entre os membros da Rede OSB.

O lançamento de mais um vídeo inédito da TV OSB também marcou o evento. A temática foi o Observatório Social de Porto Alegre, que completou, no último mês de dezembro, 1 ano de atuação.

Outra proposta inovadora foi a divulgação do primeiro “Censo” dos Observatórios Sociais. A pesquisa 2015 – 2016 realizada em parceria com a agência Fiquem Sabendo, que segue aberta por mais 30 dias, já reuniu dados de 54 observatórios sociais e está sendo útil para mapear a atuação das entidades em todo o Brasil acerca do número de voluntários e colaboradores, relacionamento com prefeitura e câmara e demandas pontuais dos observatórios.

Veja mais fotos do evento na fanpage do Facebook do OSB: 1º e 2º dia | 3º dia 

Conheça a nova diretoria:

Conselho de Administração

Presidente – NEY DA NÓBREGA RIBAS – OS Ponta Grossa-PR
Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças – PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA – OS Porto Alegre-RS
Vice-presidente para Assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação – LEOMIR ANTÔNIO MINOZZO – OS Blumenau-SC
Vice-presidente para Assuntos de Tecnologia de Gestão – EVANDRO CARLOS GEVAERD – OS Brusque-SC
Vice-presidente para Assuntos de Tecnologia da Informação – MARCELO BECKER – OS Marechal Cândido Rondon-PR
Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social – IARA LUÍSA DE SANTANA DÓREA VAZ – OS São Antônio de Jesus-BA
Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros – EVERALDO BONSENHOR – OS Paranaguá-PR

Conselho Superior

01 – Presidente: IVAN SILVEIRA DA COSTA – OS Belém-PA

Vice-presidentes do Conselho Superior:

02 – ELZA MARTELLI XAVIER – OS Mandaguari-PR
03 – JARI LUIZ DALBOSCO – OS Imbituba-SC
04 – JOSÉ ALEXANDRE POLASEK – OS Cascavel-PR
05 – HUGO DE OLIVEIRA – OS Campo Grande-MS
06 – LORENA SILVÉRIO PEREIRA MENDONÇA – OS Goiânia-GO
07 – LUIZ CLÁUDIO CARNEIRO – OS Teresópolis-RJ
08 – MÁRIO CAMILO BOHM – OS São Caetano do Sul-SP
09 – PAULO NOGUEIRA SAMPAIO – OS São José dos Campos-SP
10 – PAULO SABATKE FILHO – OS Itajaí-SC
11 – SILVIA GREWE – OS Porto Alegre-RS
12 – TIAGO LOPES REGO – OS Picos-PI
13 – VANDERLEI LUIZ ZARPELON – OS Irati-PR

Conselho Fiscal

01 – BELONICE FÁTIMA SOTORIVA – OS Erechim-RS
02 – EXPEDITO MAURÍCIO PEREIRA – OS Cáceres-MT
03 – JOSÉ ABEL BRINA OLIVO – OS Guarapuava-PR

II Fórum de Transparência e Competitividade

O ENOS está sendo realizado junto ao II Fórum de Transparência e Competitividade promovido pela FIEP e Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) Curitiba. O Fórum, realizado no dia 10, reuniu mais de 3 mil inscritos para acompanhar as palestras do jornalista, apresentador do Jornal da Globo, William Waack e o Juiz Federal, um dos responsáveis pela operação Lava Jato, Dr. Sérgio Moro. Os inscritos para o 7º ENOS já estavam em Curitiba desde quinta-feira (10) prestigiando as palestras do evento.

Texto e fotos por Anderson Luís Nicoforenko – Comunicação OSB

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br