Natal tem Observatório Social constituído nesta segunda-feira

Evento é realizado a partir das 19h, no auditório do SEBRAE, vizinho ao Estádio Arena das Dunas

09 de novembro de 2015 14:46

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | |

O Observatório Social de Natal – RN  (OSN) será oficialmente criado nesta segunda-feira (9) a partir das 19h, no auditório do SEBRAE, vizinho ao Estádio Arena das Dunas. A auditora interna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Halcima Melo Batista, faz parte da comissão e esta a frente da implantação na capital.

“O Observatório é um espaço para o exercício da cidadania, apartidário. O apoio à sua criação é uma das iniciativas do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e o seu funcionamento diz respeito ao bom uso do dinheiro público”, colocou Halcima Melo Batista. A auditora também é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN) e coordenadora regional do PVCC.

O OS de Natal será uma entidade civil de controle social sobre a administração pública, congregando várias associações e órgãos de fiscalização do poder, tais quais a Controladoria Geral da União, o Ministério Público, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte.

Segundo a professora, cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social. No Brasil, já existem mais de 100 cidades que possuem um Observatório Social.

“É uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre o controle social e poder contribuir para uma melhor gestão pública”, acrescentou Halcima Batista.  O evento será aberto ao público e gratuito.

Foto: FalaRN
Com informações da UFRN

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br