Mato Grosso do Sul terá seu segundo Observatório Social

Mundo Novo tem cerca de 18 mil habitantes e a expectativa é de que até o final de 2016 o OS esteja oficialmente constituído no município

28 de setembro de 2016 18:14

Na última sexta-feira (23), na sede da ACIMN Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo, município do Mato Grosso do Sul com cerca de 18 mil habitantes, deu-se o primeiro passo rumo a criação do segundo observatório social do estado. O primeiro atua na capital, Campo Grande, e a cidade de Dourados já teve uma unidade, atualmente inativa.

Com uma platéia de aproximadamente  45 pessoas, a gestão provisória de instalação, formada por Ricardo Schunemann  (Presidente) e Julio Lucca (Secretário do OS e Presidente da ACIMN), fez a primeira apresentação pública da entidade que ora, está criando corpo e angariando voluntários para que já em 2017 possa iniciar seus trabalhos de observação dos gastos públicos.

A apresentação contou com a participação do presidente nacional do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, que estava em Lages (SC) e fez a apresentação da palestra via Vídeo Conferência, e que ao vivo, respondeu as perguntas dos presentes.

O momento da apresentação foi importante, pois, escolhendo a data antes das eleições, o Observatório Social de Mundo Novo poderá iniciar seus trabalhos com imparcialidade, já que deu a conhecer a sociedade da sua existência, antes do município conhecer quem será o seu comandante máximo do poder executivo e seu legislativo, neutralizando qualquer tentativa de julgar a entidade como perseguição política.

Também estiveram presentes na apresentação, presidentes de 2 municípios próximos a Mundo Novo, Itaquirai e Navirai, que participaram por interesse em também instalar nas suas cidades o Observatório Social.

Os próximos passos da entidade agora, serão de angariar o máximo de participantes e entidades parceiras, formatar suas constituição formal, formar e treinar seus membros, e sempre com apoio de suporte do Observatório Social do Brasil que mantém treinamentos e orientações constantes para todos os Observatórios do país.

Recentemente Mundo Novo, através da ACIMN – Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo, com apoio do Sebrae e FAEMS-Federação das Associações Empresariais do MS, coordenou uma comitiva com cerca de 30 pessoas, onde participaram presidentes de Associações comerciais do estado, diretores e Sebrae e em visita técnica a ACIM de Maringá, no programa chamado de “Visite a ACIM”, tiveram durante todo o dia, apresentações ao grupo das diversas frentes de atuação daquela entidade, dentre elas, o Observatório Social, o que incentivou ao município criar também o seu Observatório.

“Estamos dando o primeiro passo para cumprir com a nossa cidadania” e caberá a cada um de nós, cidadãos mundonovenses, participar e contribuir para uma sociedade mais justa”, disse Ricardo Schunemann. Julio Lucca enfatizou que, “não devemos sempre julgar, criticar ou apontar os erros dos outros, temos é que participar ao máximo de ao menos uma entidade da sociedade civil organizada, e através delas, podermos promover o exercício da cidadania”.

Até o final de 2016 o Observatório Social de Mundo Novo, deverá estar oficialmente constituído.

Via Comissão de Cosntituição do Observatório Social de Mundo Novo
Por Julio Lucca

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br