Licitações em Paranavaí agora estão sendo transmitidas ao vivo

Sala reservada para os pregões conta agora com duas câmeras que transmitem imagem e áudio pela internet

20 de outubro de 2014 17:10

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

A Prefeitura de Paranavaí iniciou nas últimas semanas a transmissão ao vivo de todas as sessões de abertura de envelopes e julgamento das propostas em licitações presenciais que, embora públicas, não contavam com a participação popular. A sala reservada para os pregões conta agora com duas câmeras que transmitem imagem e áudio pela internet.

A iniciativa tem como objetivo evitar a combinação de preços entre os participantes de licitações, dar mais lisura aos processos e cumprir com e o princípio constitucional da publicidade prevista no Artigo 37 da Constituição Federal.

“Todas as sessões presenciais – pregão, tomada de preço e concorrência pública – estão sendo feitas dentro dessa sala com transmissão ao vivo. Apenas as modalidades eletrônicas continuarão a ser feitas pelo computador. Acreditamos que isso garantirá mais transparência ao processo”, avaliou o secretário Municipal de Fazenda, Gilmar Pinheiro.

Para Maurício Ghelen, presidente do Observatório Social, que apresentou a sugestão à Prefeitura, a medida é vista como um grande avanço. “É uma iniciativa que chega em excelente hora, quando queremos cada vez mais mostrar a transparência e lisura do processo de licitação. Não são todas as cidades que têm essa visão e preocupação com lisura dos processos e nós, como Observatório, ficamos muito satisfeitos de ter um prefeito preocupado e sensibilizado com essa situação”, afirmou Ghelen. Ele disse estar feliz com a iniciativa e espera que outros municípios da região também adotem soluções semelhantes.

Para acompanhar as licitações ao vivo, basta acessar o site e seguir as instruções.

Via Prefeitura de Paranavaí

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br