Licitações do Paraná serão transmitidas ao vivo pela internet

Em entrevista à Rádio Band News FM, presidente do OSB, Ney Ribas, defendeu acesso integral dos cidadãos aos processos

24 de maio de 2019 16:17

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

A partir de agora, todas as licitações do governo do Paraná serão transmitidas ao vivo pela internet. A medida promete aumentar a transparência das compras estaduais e estimular a fiscalização pelo cidadão. O sistema será apresentado hoje (23) pelo governo do Paraná. Mas a lei que torna a transmissão obrigatória já está valendo desde abril. Qualquer cidadão interessado poderá acompanhar as gravações dos pregões. Serão no mínimo duas câmeras: uma na mesa da licitação e outra na plateia. Tanto a imagem quanto o áudio serão gravados. Também será possível assistir a licitações passadas: os arquivos de áudio e vídeo serão armazenados e estarão disponíveis no site da Transparência do governo do Paraná.

A medida foi bem recebida por entidades que cobram transparência do poder público. Segundo o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, a medida é um passo importante para fazer valer a lei de transparência e de acesso à informação no Paraná.

Mas ainda há muito a avançar: o Paraná recebeu nota 7,87 no último ranking de transparência da CGU, a Controladoria-Geral da União. A lista foi divulgada no final do ano passado. Entre 27 estados, o Paraná ocupa a décima sexta posição. Segundo a análise da CGU, o governo estadual ainda precisa aprimorar a oferta de dados abertos sobre as compras e contratos estaduais, além de cumprir os prazos para responder a pedidos de informação do cidadão.

Para Ribas, do Observatório Social, além da transmissão, é preciso que o cidadão tenha acesso à íntegra do conteúdo da licitação, como pareceres e justificativas para a compra.

A transmissão das licitações do governo do Paraná já está disponível no site www.transparencia.pr.gov.br, no ícone “Compras”.

Reportagem: Estelita Carazzai

Via BandNews
Foto: Gilson Abreu/ANPr

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br