Imbituba constitui Observatório Social

O município representa a décima primeira entidade catarinense a integrar a Rede OSB

05 de junho de 2013 16:02

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, passa a integrar uma rede de cidadania fiscal conhecida como Observatório Social do Brasil (OSB). A assembleia de constituição do mais novo Observatório Social (OS) aconteceu na ultima quarta-feira (05), na sede da OAB – Subseção de Imbituba, uma das instituições apoiadoras da iniciativa. O evento contou com significativa participação da comunidade local, representando os mais diversos setores da indústria e do comércio, prestadores de serviços, associações de moradores e clubes de serviço.

Foto 02: Conselho de administração e conselho fiscal, entre titulares e suplentes reunido (Foto: Divulgação)

Foram expostos os motivos para constituição do Observatório Social no município e foi discutido e aprovado o estatuto social, com cópia disponibilizada na sede da OAB. A Assembleia foi presidida pelo Diretor Executivo do Observatório Social de Itajaí-SC, Jonas Tadeu Nunes, que no ato representava o OSB. Após a exibição de um filme sobre a filosofia e o funcionamento de um OS seguida de breve fala de Nunes, demonstrando a importância desta ferramenta de educação fiscal e controle dos gastos públicos no município, foi apresentado e aprovado o Estatuto Social. Na sequência foram eleitos o primeiro Conselho de Administração e Conselho Fiscal, que conduzirão o OSIMB no primeiro biênio.

O primeiro presidente da entidade empossado é Jari Luiz Dalbosco e para ele a constituição foi uma grande conquista. “Imbituba com certeza celebra um importante marco para sua história. O OSIMB é mais uma semente plantada na história do Brasil, geradora de bons frutos”, comenta.

Ainda fazem parte da diretoria 11 membros entre titulares e suplentes: (foto 02)

Presidente do Conselho de Administração – Jari Dalbosco;
Vice-presidente para Assuntos Administrativos e financeiros – Ilsomar Francisco;
Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças – Valdeci Benedet;
Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia – Edson Souza;
Vice-presidente para Assuntos de Controle Social – Ronaldo Ferreira;

Conselho Fiscal:
Titulares: Miriam da Silva, Olavo Sobrinho e Tadeu Brasiliense.
Suplentes: Juliana Arantes,  Nathalia Dias e Fred Hesse.

A vontade de se criar o OS Imbituba surgiu em agosto de 2012 após uma palestra, a convite do Rotary Clube local, ministrada pelo diretor executivo do OS de Brusque, Evandro Gevaerd, que apresentou as atividades, estrutura ideal e resultados obtidos na também catarinense cidade de Brusque.

Sensibilização

No começo de fevereiro deste ano, Roni Enara e Ney da Nóbrega Ribas, representantes do OSB, estiveram na cidade em uma palestra idealizada pelos membros do Rotary Club local (Foto: Divulgação)

No começo de fevereiro deste ano, a diretora executiva, Roni Enara, e o vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social, Ney da Nóbrega Ribas, do Observatório Social do Brasil (OSB), estiveram na cidade em uma palestra idealizada pelos membros do Rotary Club local, viabilizada por meio de uma carta convite de sua presidenta, Juliana Arantes. Os representantes do OSB falaram sobre a atuação dos OS e a Rede OSB à cerca de 90 pessoas, reunidas no Paes Leme Esporte Clube (PLEC). O evento serviu de incentivo para o primeiro passo rumo à criação de mais um OS no Estado.

“Os cidadãos brasileiros estão cada vez mais atentos á sua responsabilidade no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, oriundos dos impostos que todos pagam”, comenta o vice-presidente do OSB.

Ao longo das reuniões o engajamento incondicional do Rotary foi se estendendo e angariando novos parceiros, como a Associação Empresarial de Imbituba (ACIM), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), OAB – Subseção – Imbituba, e associações de moradores.

Cresce o número de observatórios sociais em Santa Catarina

Santa Catarina

O Estado é o segundo mais representativo em número das entidades no Brasil. A constituição do OS Imbituba representa a décima primeira entidade catarinense a integrar a Rede OSB, numero que deve se expandir com a criação de quatro novos OS, já em fase de articulação, nas cidades de Rio do Sul, São Francisco do Sul, São Bento do Sul e Caçador.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br