Ilhéus terá Observatório Social

Fomentado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) e com engajamento da sociedade civil organizada, o novo observatório terá sua assembleia de constituição, com posse da primeira diretoria administrativa, no sábado, 08 de dezembro.

02 de dezembro de 2012 17:02

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) em conjunto com entidades representativas da sociedade civil organizada, implantará o Observatório Social do Brasil (OSB).

O OSB visa o exercício da democracia, sendo apartidário, onde se reúne pessoas das diversas entidades representativas da sociedade civil organizada, com o fim precípuo de melhorar a gestão pública. O Observatório acompanha todo processo de licitação da administração municipal, ajudando a gerir os recursos, que são do cidadão, pagador de impostos.

O OSB está presente em 12 estados da federação, contabilizando 60 municípios. Conta com o suporte da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público (MP) estadual. O trabalho realizado, em 2011, proporcionou uma economia de mais de 200 milhões de reais ao erário nacional.

Na Bahia, somente Porto Seguro e Santo Antônio de Jesus já implantaram. Em Ilhéus, houve a apresentação da secretária-executiva do OSB, Roni Enara, de Maringá/ PR, no auditório da Secretaria da Fazenda, dia 5 de novembro último, com a presença de representantes das mais diversas entidades, bem como pessoas comuns.

Em 8 de dezembro próximo, é o dia da assembleia de constituição, eleição e posse da primeira diretoria do Observatório Social de Ilhéus, às 10 h da manhã, no auditório da centenária Associação Comercial, que fica localizada na praça J. J. Seabra, 39, no centro, próximo ao Palácio Paranaguá, sede da prefeitura. Na sexta-feira (30), palestra com o advogado e professor de Direito Administrativo Geraldo Borges, falando sobre licitação. Participação, também de Juliana e Claudiana Figueiredo, do SEBRAE, que enfocaram o tema inserção do microempresário como vendedor de produtos e serviços à administração pública.

Vamos cuidar do que é nosso. Conforme afirma Morgana Krieger, “Temos a certeza de que este será um grande momento para a cidade, com o envolvimento de diversas instituições e pessoas, buscando obter transparência pública e impactar no orçamento, juntas, por uma causa maior do que nós mesmos”, conclui Morgana, diretora-administrativa-financeira do INI.

O Instituto

Instituto Nossa Ilhéus é uma organização sem fins lucrativos que objetiva dar suporte ao fortalecimento da cidadania do município, incentivando a participação popular na vida pública, aumentando o controle social. Localiza-se no 8º andar Ed. Kauffmann, centro, no fundo do Banco do Brasil. Contatos pelo (73) 3086-5018.

Via Blog do Gusmão

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br