II Semana Municipal de Transparência começa na segunda-feira

O tema desta edição, que vai até sexta-feira (27), é “educar para prevenir e combater a corrupção”

18 de novembro de 2015 17:30

Começa na próxima segunda-feira (23) a II Semana Municipal de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção de Londrina – PR. O evento vai até a sexta-feira (27) com cursos, palestras, o II Encontro dos Conselhos Municipais e o Prêmio de Boas Práticas na Administração Pública, a novidade deste ano. A organização é do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Observatório de Gestão Pública, Prefeitura Municipal de Londrina, Câmara Municipal de Londrina, Ministério Público Estadual e Receita Federal.

O tema da II Semana Municipal de Transparência é “educar para prevenir e combater a corrupção”. Se no ano passado, o evento reuniu cerca de 750 pessoas para discutir como combater ainda mais a corrupção, o foco agora é no processo de conscientização, como destacou o presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti.

“O tema demonstra uma necessidade muito urgente da sociedade conhecer mais como funciona a administração pública, para que o controle seja cada dia mais eficaz. Somente conhecendo como é cotidiano da gestão, a gente vai conseguir demandar dos gestores. É um amadurecimento da cidadania, um passo importante rumo a um cidadão mais maduro, que não apenas reclama, mas conhece e participa”, defendeu.

Para dar o tom propositivo da II Semana Municipal de Transparência, a abertura será justamente o I Prêmio de Boas Práticas na Administração Pública, na segunda-feira, às 19h, no Sincoval. Os órgãos com atuação em Londrina inscreveram 24 projetos no concurso e agora a população poderá conhecer o que o poder público vem desenvolvendo de bom nas áreas de transparência e eficiência, controle social e promoção da cidadania.

Na noite de terça-feira (24), às 19h, haverá o II Encontro dos Conselhos Municipais de Londrina, que vai discutir e formatar o Fórum Permanente dos Conselhos, como explicou a presidente do Conselho de Transparência e Controle Social, Vera Suguihiro. “Nós vamos fortalecer os conselhos de direitos e políticas públicas para fazer uma luta mais coletiva e garantir que as políticas sejam atingidas na transversalidade, não apenas de forma isolada”, ressaltou.

Cursos

Na terça-feira, ocorrerá uma formação com a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado sobre a nova Lei Complementar 147/2014, que favorece micro e pequenas empresas em licitações. Na quarta-feira (25), o dia é mais voltado ao servidor público, com um curso sobre a elaboração de editais e a fiscalização de contratos. Já na quinta-feira (26), um professor da Escola de Administração Fazendária (Esaf) vem a Londrina ministrar uma formação sobre cidadania fiscal, mostrando todo o ciclo dos tributos e explicando como eles são usados no país.

No encerramento, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do Ministério Público Estadual, Bruno Galatti, estará em Londrina para ajudar na instituição da rede de controle da gestão pública municipal. O objetivo é unir os órgãos de controle em Londrina para o trabalho em rede, intensificando a fiscalização. Na data, Galatti também falará sobre o acordo “Transparência nos Municípios”, firmado com a Associação dos Municípios do Paraná e Associação de Câmaras de Vereadores do Paraná, após cerca de três anos de negociação.

As inscrições para os cursos e todos os detalhes da II Semana Municipal de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção estão no site observatoriolondrina.org.br. Mais informações pelo telefone 43 3324-1414 e  43 9800-5942.

Print

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br