II Encontro de Observatórios Sociais do RJ reúne 16 municípios

Temas como transparência e controle social foram abordados em palestras , bem como os fatores dificultadores e facilitadores para implantar um Observatório nos municípios.

28 de março de 2013 16:20

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

O II Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Rio de Janeiro, realizado no dia 23 de março de 2013, reuniu 45 participantes de 16 municípios, sendo que três desses têm Observatórios Sociais.

Para a realização do Encontro foram determinantes os apoios do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do estado do Rio de Janeiro, onde foi realizado o evento, e do Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal de Niterói – RJ (SINDIRECEITA). Inicialmente o evento contou com a participação da Diretora Executiva, Roni Enara, e do Vice-presidente para Assuntos Estratégicos, Ney da Nóbrega Ribas, do Observatório Social do Brasil (OSB), que por meio da ferramenta de conversação virtual Skype, falaram sobre o trabalho dos Observatórios e o suporte dado pelo OSB.

Carla Arede e Lidiênio Menezes, da Controladoria Geral da União (CGU) do Rio de Janeiro palestraram, respectivamente, sobre a Lei de Acesso à Informação e sobre os resultados da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência de Controle Social (CONSOCIAL).

Fabiana Maia apresentou o trabalho do Núcleo de Direitos Coletivos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O público presente também contou com a palestra da Vitória Maria da Silva, coordenadora do Programa de Voluntariado do CRC e de Guilherme Magalhães, que relatou a experiência do Observatório Social de Niterói.

À tarde, divididos em oito grupos, os participantes discutiram fatores dificultadores e facilitadores para implantar um Observatório nos municípios. Essas informações estão sendo sistematizadas e traduzirão o plano de ação feito pelos grupos.

Com informações de Guilherme Magalhães do OS de Niterói

Clique aqui e veja todas as fotos no II Encontro dos Observatórios Sociais do Rio de Janeiro

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br