/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | OSB divulga candidatos a prefeito que assinaram Termo de Compromisso


OSB divulga candidatos a prefeito que assinaram Termo de Compromisso

Prazo para candidatos ao Legislativo terminará na próxima sexta-feira (30)


No último dia 4 de agosto, João Luís Guimarães (presidente do Observatório Social do Brasil, OSB-Matão) e voluntários da entidade estiveram reunidos com líderes de partidos políticos locais para mostrar o projeto ‘Eleições Conscientes’. Na ocasião foram abordadas demandas do ‘Termo de Compromisso’, as expectativas do OSB-Matão referentes às próximas eleições municipais, ao voto consciente e ao combate à corrupção.

A missão do OSB-Matão é de esclarecer ao cidadão sobre o seu importante papel na sociedade – principalmente no momento do voto – e imputar aos partidos políticos real responsabilidade pela escolha dos candidatos. “Há necessidade de se desenvolver ações de educação e conscientização quanto às responsabilidades implicadas neste importante ato de exercício da cidadania que reflete diretamente no destino da comunidade matonense”, cita Guimarães.

“Entre os diversos trabalhos que estamos realizando para a população, para os partidos políticos e para os candidatos, temos orientações também quanto às denúncias em casos de compra de votos, ao não lançamento de candidatos ‘ficha suja’ e demais atividades. Destaca-se, contudo, o ‘Termo de Compromisso’ para os candidatos a vereança e – sobretudo – para os candidatos a prefeito”, comenta.

O ‘Termo de Compromisso’ apresenta um total de 46 demandas, em que o candidato se compromete com a sociedade por meio de boas práticas relacionadas à gestão, transparência e controle nos próximos quatro anos. O prazo para a assinatura dos candidatos a prefeito expirou no último dia 15 e o limite para a adesão dos candidatos ao Legislativo vai até a próxima sexta-feira (30).

Algumas destas demandas são: não nomear para cargos comissionados agentes públicos ou cidadãos que sejam réus em ações criminais ou possuam grau de parentesco até o terceiro nível com a autoridade nomeante; divulgar aos cidadãos informações sobre os gastos e as compras da Prefeitura; apoiar instituições e a população para acompanhar os trabalhos e informações do município.

Têm-se ainda como outras demandas o acompanhamento eficaz de obras, evitando-se atrasos, abandono e desperdício de dinheiro público; fiscalizar com eficiência para que empresas contratadas realizem bons serviços à população. “Além da reunião inicial foi realizada ampla divulgação do ‘Termo de Compromisso’ para os partidos políticos e seus candidatos”, afirma Guimarães. Os candidatos a prefeito que assinaram o ‘Termo de Compromisso’ foram Sandro Aparecido Bellintani Trench, Luis Tadeo Gimenes, Adauto Aparecido Scardoelli e Sônia Maria Ferraz de Moura.

 

OSB-MATÃO

O OSB-Matão é uma associação não governamental, de fins não econômicos, apartidária, que atua – dentre outras ações – com o acompanhamento das compras da Prefeitura e da Câmara Municipal, de forma a agir preventivamente para contribuir com a aplicação eficaz do dinheiro público. O OSB-Matão também realiza ações voltadas para a melhoria da gestão fiscal, construção de indicadores de gestão pública, inserção das empresas locais nas licitações municipais, melhoria da transparência municipal, combate à corrupção, incentivo à educação eleitoral e ao voto consciente.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários