Fundação do OS Cuiabá e Encontro dos Observatórios do Norte e Centro Oeste marcam semana no MT

04 de novembro de 2014 18:43

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Observatórios buscam fortalecer iniciativa no Mato Grosso (Foto: Divulgação)

Cuiabá sediou nos dias 31 de outubro e 1º de novembro o Encontro Estadual de Observatórios Sociais do Norte e Centro Oeste do Estado. O evento, que teve como objetivo fortalecer a Rede OSB na região, foi direcionado aos OS de Brasília (DF), Goiânia (GO), Cáceres, Rondonópolis e Sorriso (MT), Campo Grande e Dourados (MS), Abaetetuba, Belém, Capanema e Castanhal (PA) e Rolim de Moura (RO).

Observatórios do MT assinaram termo de cooperação com o Ministério Público Estadual (Foto: Divulgação)

Leia mais: MP assina termo de cooperação com Observatórios de MT

Duas palestras abriram os trabalhos do Encontro, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB): “Transparência e Acesso à Informação”, proferida pelo analista de Finanças e Controle da CGU – Regional do MT, Mauro Kósis, e “Controle Social”, tema apresentado pela Dra. Cassyra Vuolo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Foram muito importantes, esclarecedoras e criaram mais sinergia”, definiu a diretora executiva do OSB, Roni Enara. Além do planejamento e gestão dos OS, durante o evento foram abordados temas como lei anticorrupção e merenda escolar.

Entidades reforçam o compromisso com o OS Cuiabá (Foto: Divulgação)

Outra importante iniciativa firmada, visando o fortalecimento e atuação dos OS no Mato Grosso, foi a assinatura de um termo de cooperação entre o Ministério Público Estadual e os Observatórios Sociais de Cáceres, Sorriso e Rondonópolis.

OS Cuiabá – Com apoio de entidades de diversos setores, Cuiabá passa a contar com um Observatório Social. O evento que marcou a fundação e posse da diretoria aconteceu na última quinta-feira (30) e foi realizado no Auditório da Escola Judiciária do TRT23.

“O trabalho do Observatório é despertar a consciência de fiscalização no cidadão e monitorar as ações da prefeitura e da Câmara, no sentido de agir preventivamente”, explicou o presidente eleito do OS Cuiabá, Junior Vidotti.

Após os trâmites legais de fundação, o Observatório deve assinar um termo aditivo ao documento assinado pelos Observatórios do Mato Grosso para atuação conjunta com o MPE.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br