FIEMG assina termo de cooperação com OSB

O termo de cooperação entre as instituições foi assinado nesta quinta-feira (7 de dezembro) à tarde, na sede da federação.

07 de dezembro de 2018 22:23

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O Observatório Social do Brasil (OSB) e o Sistema FIEMG assinaram nesta quinta-feira (7 de dezembro) à tarde,  na sede da federação, um termo de cooperação entre as instituições. “A indústria anda de mãos dadas com a sociedade e o que a impacta, reverbera na indústria. Por isso é uma honra para a FIEMG participar de um projeto que está mudando a sociedade”, ressaltou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. Para ele, os observatórios sociais são importantes ferramentas para que a sociedade possa acompanhar de perto os gastos públicos. “Não é um projeto nosso e sim da sociedade, contamos com todos para que seja um sucesso”, afirmou.

Ney Ribas, presidente do OSB, pontuou que o Sistema OSB é um projeto que não tem dono e não existiria sem o apoio e envolvimento de entidades civis e de classe. “São essas instituições que dão base a ele”, afirmou. Segundo Ribas, mais de 100 municípios mineiros têm interesse em participar da ação. “Com essa parceria, vamos consolidar isso, e com o escritório do observatório em BH, poderemos ser guardiões dos bons princípios, disseminando esses valores do chão da fábrica às escolas”.

O OSB, com sede no Paraná, é formado pelos diversos Observatórios Sociais, presentes em 136 cidades de 16 estados, que formam o Sistema OSB. Seu princípio básico é a justiça social, que será alcançada quando os agentes públicos aplicarem, com ética e eficácia, os tributos recolhidos. O escritório do OSB em Minas Gerais será o segundo observatório estadual do Brasil é já conta com 12 cidades filiadas. “Não foi fácil chegar ao dia de hoje e queremos fazer diferença no estado”, comentou Emílio Paraloni, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS).

Paraloni explicou que os OS acompanham as licitações, o que ajuda os governos municipais a controlarem seus gastos públicos. “Se as prefeituras aproveitarem seus recursos de maneira correta, sobrará mais para investir em outras frentes, como saúde e educação”, afirmou. “Queremos mudar o momento crítico pelo qual estamos passando e projetos como esse nos faz lembrar que a chama da esperança ainda queima”, ressaltou.

O Observatório Social do Brasil é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, que promove a capacitação e oferece suporte técnico ao Sistema OSB. Segundo dados de abril de 2018, o OSB conta com mais de 3.500 voluntários trabalhando pela causa da justiça social. Nos últimos quatro anos, com a contribuição dos voluntários, foram economizados cerca de R$ 3 bilhões para os municípios envolvidos. Desta maneira, a cada ano, mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

 

Por Denise Lucas
Via Agência de Notícias FIEMG.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br