Ferramenta de indicadores do OSB é apresentada a representantes da FIEP

Os Indicadores da Gestão Pública reúnem dados de municípios do Brasil inteiro e permitem mensurar e avaliar investimentos e políticas públicas locais

26 de julho de 2016 17:35

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

No último dia 26, em reunião entre representantes do Observatório Social do Brasil (OSB) e da Federação da Indústrias do Paraná (Fiep), foi apresentada uma ferramenta do OSB que compara dados de municípios de todo o Brasil.

Os Indicadores da Gestão Pública (IGP) foram desenvolvidos pelo  Secretário Executivo do Observatório Social de Lajeado – RS, professor e pesquisador,  Adriano Strassburger, que conduziu as explicações. A ferramenta permite analisar e confrontar mais de 300 indicadores das prefeituras, tais como arrecadação em tributos/impostos específicos, e despesas com pessoal, habitação, saneamento, além de outros dados relativos a taxas de mortalidade infantil, atuação de profissionais da saúde, desemprego, abandono escolar, entre outros. Essas informações podem contribuir significativamente para uma boa atuação dos observatórios nas esferas de monitoramento e controle contínuo da Gestão Pública.

“Ter a oportunidade de visualizar aspectos sociais reunidos de forma quantitativa permite avaliar se as políticas públicas, projetos sociais e investimentos nos contextos locais estão contemplando – e de que maneira estão contemplando – as principais necessidades identificadas”, explica Strassburguer.

Saiba mais em osbrasil.org.br/indicadores-de-gestao-publica

Na ocasião, além de Strassburger, estiveram presentes pelo OSB o presidente, Ney Ribas, a diretora executiva, Roni Enara, a secretária executiva, Camila Marques, e o analista técnico do Serviço Integrado de Monitoramento de Licitações (SIM), Anderson Bohn. Pela Fiep, o assessor da presidência, Dorgival Pereira, o analista técnico Wilson Bannach, o coordenador geral e o cientista político coordenador de dados, Ovaldir Nardin e Fernando Leite respectivamente, do movimento “Vote Bem”.

Estimulado pela Fiep com apoio do OSB e outras mais de 130 entidades, o movimento “Vote Bem” é uma iniciativa apartidária, de conscientização política, que existe desde 2014 e busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. O objetivo principal é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar com informação e fiscalizar nossos representantes. A informação, o debate de ideias e a troca de experiências são as principais ferramentas utilizadas pelo Vote Bem nessa mobilização.

A ideia é que os dados do IGP também  possam subsidiar mais informações para o movimento Vote Bem.

Por Anderson L. Nicoforenko
Comunicação OSB

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br