Falta água, energia e transparência

Se não há transparência, são grandes as chances de que haja corrupção e é grande a probabilidade de que a sociedade esteja sofrendo problemas econômicos, sociais e políticos

26 de janeiro de 2015 12:02

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

A transparência, que é o direito ao acesso à informação em todos os níveis governamentais, por mais óbvio que pareça, está se transformando na descoberta do século XXI para a efetiva existência da democracia e para o combate à corrupção. Só com a plena e irrestrita transparência muitas funções essenciais da democracia tornam-se possíveis: participação, confiança no governo, prevenção à corrupção, informações sobre tomada de decisão, qualidade nas informações dos governos, oferta de informação ao público, empresas e imprensa. Olhando por outro ângulo, a falta de transparência pode trazer consequências desastrosas para uma sociedade.

  1.  Sem transparência, muita coisa ruim pode acontecer:
  2.  A corrupção fica menos arriscada e mais atrativa;
  3. Os recursos de nossos impostos deixam de ser usados de forma responsável e pelo interesse público;
  4. Alguns grupos privilegiados obtêm vantagens indevidas;
  5. São criados e perpetuados controles privados sobre recursos que são públicos;
  6. O oportunismo é incentivado e a colaboração é prejudicada;
  7. A seleção de pessoas pela competência, eficiência e honestidade no setor público dá lugar a contratação de amigos e parceiros dos corruptos;
  8. A confiança da sociedade é abalada, bem como o seu desenvolvimento.

A verdade incontestável é que a transparência leva á corrupção e a corrupção é a principal fonte de bloqueio do desenvolvimento social, econômico e político de uma civilização. Na cidade em que você vive, no seu estado, no Brasil, se não há transparência, são grandes as chances de que haja corrupção e também é grande a probabilidade de que a sociedade esteja sofrendo problemas econômicos sociais e políticos por conta disso, como a falta de água e de energia elétrica, que também são resultado do desrespeito à natureza, o que também acontece por conta da falta de transparência.

Por Plinio Bernardi Jr, presidente do Observatório Social de Itu
Via Jornal Periscópio

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br