FACISC organizou o programa Voz Única

Projeto levantou informações sobre as demandas, necessidades e dificuldades do estado de Santa Catarina.

07 de fevereiro de 2019 20:10

As Associações Empresariais do Sistema FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), uma das entidades mantenedoras do Observatório Social do Brasil – Santa Catarina, organizou programa Voz Única, destinado a população catarinense e aos governantes, para ajudar a entender o que o estado precisa para crescer e se desenvolver, levantando as dificuldades e reais necessidades.

O objetivo é disponibilizar à sociedade uma ferramenta que oriente e informe as demandas de SC de forma sistematizada, acessível e participativa, bem como o status dos esforços da classe política para atender essas necessidades. A FACISC, que conta com 146 Associações Empresariais, que organizam mais de 80 mil empreendedores em todo estado, apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros.

O presidente da Federação, Jonny Zulauf, ressaltou que “O Voz Única permitiu levantar as principais necessidades catarinenses voltadas ao desenvolvimento sustentável, e entregarmos aos candidatos para que possamos juntos construir um estado melhor para se viver”. Explicou também que o documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão da classe produtiva. “É um instrumento de fortalecimento da democracia, onde nós conseguimos levantar e expor, na visão empresarial, o que o nosso estado precisa para continuar se desenvolvendo, sempre priorizando o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda”, disse.

Para o Presidente do Observatório Social do Brasil – Santa Catarina, Leomir Antonio Minozzo, o material é um verdadeiro mapa que os gestores públicos precisam conhecer e colocar em prática por meio de um plano de ação. “É importante que a sociedade catarinense conheça esse excelente material produzido e que as próprias entidades possam estar acompanhando e aplicando esse conteúdo para o progresso econômico e social do estado”, declarou.

A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.

Zulauf  conta que “com o início das novas gestões, queremos continuar o diálogo com os políticos eleitos e colocar o Sistema Facisc à disposição para contribuir com as decisões em prol do Estado. Paralelo a isso vamos continuar monitorando as ações que foram apontadas no Voz Única”.

Saiba mais sobre o programa e baixe a cartilha no site: https://www.vozunica.org.br/.

FACISC – Com mais de 46 anos de atuação, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina é o maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo, como por exemplo, a indústria, o comércio, a prestação de serviços, o agronegócio, os profissionais liberais, o turismo e diversos outros. Dentro deste universo de segmentos, a FACISC reúne mais de 34 mil empresas distribuídas em toda Santa Catarina.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br